Top

Sem desleixo: o poder da postura na vida cotidiana

A postura é tão importante nos dias de hoje, é o cartão de visita corporal, o brieffing de como somos para o exterior. Claro que não se pode julgar um livro pela capa, mas já ajuda a identificar muitos detalhes. No mercado de trabalho, o modo como você se apresenta e como se porta pode te alavancar entre os seus colegas ou concorrentes. Em questões de saúde, o cuidado com isso pode evitar sequelas futuras para a coluna. Posições fixas como no celular, onde diversos estudos já afirmaram que prejudicam a cervical, ou até mesmo o simples fato de ficar sentado por muito tempo pode ser prejudicial ao corpo.

SIGA RG NO INSTAGRAM 

Buscamos diversos meios em que a postura influencia no cotidiano e experts em cada área para dar opiniões a respeito, a stylist Manu Carvalho, Thiago Arruda, professor de meditação e Denise Satoh, terapeuta e especialista em fisioterapia, shiatsu, reiki e quiromassagem.

“A grande questão de postura em moda é a consciência da mesma, na hora de colocar uma roupa, qual roupa é apropriada para cada momento”, relatou a stylist Manu Carvalho. “Truques básicos como encolher a barriga, uma leve arrebitada no posterior e procurar sempre manter os ombros retos, fazendo com que a roupa fique como o estilista imaginou, e não engruvinhada no corpo”. O inquérito é saber qual imagem se quer passar para o exterior e a partir disso adaptar sua postura para cada ocasião.

O professor de meditação Thiago Arruda sugere sempre procurar um profissional para auxiliar na correção. “Sobre arrumar a postura (é sempre bom procurar um profissional, já que a coluna tem nuances sutis que podem piorar caso seja estimulada erroneamente.” A técnica já confirma a qualidade de vida da coluna, e o professor ainda afirma que exercícios que levam à melhora da saúde da coluna são bem simples, fáceis de serem praticados e muito eficientes. “A meditação não é o melhor indicativo para se acertar a postura pois possui o foco de parar a mente.”

Denise Satoh, terapeuta e especialista em fisioterapia, shiatsu, reiki e quiromassagem, relata que “a postura de uma pessoa a reflete como um todo”. “[A pessoa] Mostra seus sentimentos e a maneira como encara a vida. Uma das formas de diagnóstico que uso é o visual, observo sua postura e como caminha, a pessoa que se curva também se protege. Me fala da sua autoestima, as que têm escoliose ou hérnias me falam de um ‘não poder com os pesos da vida’, há um fundo emocional muito grande em tudo isso.” A coluna, como uma central energética do corpo, distribui essa energia através do sistema nervoso, estando ereta, essa distribuição favorece a respiração do diafragma também. “Essa é a que nos permite estarmos calmos diante das situações da vida e que nossos órgãos e tecidos estejam oxigenados. Voltar à posição correta pede uma retomada de consciência sobre o corpo, nosso reino interno, pede que estejamos no nosso centro enquanto lidamos com o externo, respirações profundas e conscientes ajudam, exercícios que fortaleçam os músculos paravertebrais também.”

Ajustar móveis de trabalho, trocar colchões e travesseiros são medidas válidas como suporte estrutural. “E para ir na raiz da questão, que ao meu ver é emocional, as terapias interativas que tragam consciência corporal são especialmente indicadas para que a pessoa corrija sua postura ao mesmo tempo em que entra em contato com seu mundo interno, liberando tensões acumuladas, harmonizando também a parte emocional e energética. O Shiatsu Zen é a terapia que mais indico por fazer todo esse trabalho integrativo e por ser uma técnica milenar reconhecida como medicina preventiva pelo ministério de saúde do Japão desde os anos 50.”

 

Mais de Beleza