Top

Descubra 5 benefícios que a ioga traz para a saúde

A ioga traz muitos benefícios a saúde, seja para homens ou mulheres. Ela trabalha o corpo e a mente de forma interligada através dos exercícios que ajudam a reduzir e controlar o estresse, dores no corpo e coluna, ansiedade e ainda melhora o equilíbrio e ajuda o emagrecimento. Resolvemos listar cinco benefícios trazidos pela ioga.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

1 – Reduz o estresse
A concentração necessária para praticar ioga, através dos exercícios de respiração (chamados de pranayamas) e as meditações ajudam a minimizar o estresse. Equilibrando os hormônios e regulando o sistema nervoso. De modo que as glândulas adrenais passarão a funcionar melhor, reduzindo assim os níveis de cortisol (o hormônio do estresse).

2 – Ajuda a memória
O seu corpo também passa a responder positivamente aos estímulos da ioga, uma vez que ela faz com que haja uma melhora na circulação sanguínea. Proporcionando um melhor funcionamento do cérebro e aumentando a capacidade de memória, habilidade que é fundamental.

3 – Auxilia o emagrecimento
Com a redução do estresse e da ansiedade, fatores que estão diretamente ligados a má alimentação ou a compulsão, acaba ajudando a emagrecer. Além de os exercícios queimarem calorias e aumentarem a disposição do praticante.

4 – Combate a síndrome do pânico e a depressão
Por reduzir o estresse e ansiedade, a ioga auxilia no processo de recuperação, o que evita o desenvolvimento de doenças patológicas. Trabalha a mente e aumenta diretamente a produção produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando uma sensação de relaxamento, prazer e bem-estar, o que está associado ao tratamento da síndrome do pânico e depressão

5 – Diminui o índice de açúcar no sangue
Usada como forma de prevenir o diabetes, o exercício ajuda a controlar o índice de açúcar no sangue, além de ajudar na sensibilidade aos efeitos da insulina e diminuir o colesterol ruim (LDL), enquanto aumenta o colesterol bom (HDL).

Mais de Beleza