Top

Sesc lança documentário “Olhar o Vento”

No dia 24 de outubro (quinta-feira, às 20h), o Sesc Vila Mariana recebe o lançamento do documentário “Olhar o Vento”, baseado na obra “Próximo Passo – O Espetáculo“, de Ivaldo Bertazzo, realizada em 2017 e protagonizada por cidadãos dançantes com o objetivo ajudá-los a superarem a depressão por meio da dança.

O filme “Olhar o Vento”, dirigido pela fotógrafa e diretora audiovisual Talita Miranda que, a partir das perspectivas psicomotora e humana contida no Método Bertazzo, investiga o fenômeno da integração entre as funções vitais do corpo físico, psíquico e simbólico, e revela como sentimentos antagônicos de tristeza e felicidade, ansiedade e trégua são necessários para o processo de construção de identidade.

Antes da exibição do documentário será mostrado o making of  “Próximo Passo – O Processo”, da mesma diretora, também  baseado no “Próximo Passo – O Espetáculo”, apresentado no Sesc Vila Mariana em 2017, que mostra a trajetória dos participantes e do educador no processo lúdico e sofrido dos ensaios que culminaram na apresentação final.

Bertazzo nos mostra como o corpo precisa manter os sentidos ativos, criando relações, para manter a estabilidade e o equilíbrio emocional: o corpo deve lutar constantemente contra o estado de engessamento, através de gestos e atitudes que em sua evolução, passam inevitavelmente por conflitos e dor. Neste contexto a psicomotricidade se torna então uma grande aliada para os ritos de passagem promovidos pela vida.

Após a exibição, Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, bate um papo com o coreógrafo e educador sobre seu método de trabalho e processos de criação. O lançamento do filme coincide com o feliz momento de celebração dos 70 anos de Bertazzo e suas quatro décadas de parcerias e realizações com o Sesc.

Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, São Paulo.

Mais de Cultura