Top

Dossiê do loiro: especialistas ensinam todos os cuidados com os fios

Praticamente todas as mulheres podem ser loiras, desde que com bom senso e adequando a cor de pele. Quem tem a pele branquinha, tem um leque de opções. “Pode ir do platinado ao strawberry blonde/ruivo acobreado”, diz o hair stylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Já para morenas de pele oliva, não é indicado exagerar na descoloração e sim ir aos poucos, fazendo uma ombré em tons caramelo, mel ou dourado. “Quando digo que todas podem ser loiras, não significa ter o loiro claríssimo, e sim ir clareando os fios levemente e iluminando o rosto”, afirma o expert.

Para mulheres negras, o especialista recomenda fugir de tons muito claros e optar por mechas cor de mel com o fundo escuro. “Uma dica bacana é reparar nas sobrancelhas, que mostram a cor de fundo do seu cabelo. Sobrancelhas muito escuras e cabelos bem loiros não ficam harmoniosos”, diz. Mesmo adequando a sua cor de pele, não significa que qualquer fio possa receber a descoloração. “Se o cabelo estiver com efeito elástico (quando não está com boa qualidade), não deve descolorir. E também indico ir aos poucos, não descolorir tudo em um só dia, se não detona o fio”, opina.

Para cuidar das madeixas em casa, Rudi Werner indica o uso de produtos específicos de fios coloridos e se render ao xampu arroxeado uma vez na semana, que irá tirar o amarelado. “Bons leave-ins e boas máscaras são aliadas de um louro vistoso”, afirma.

É comum ler sobre dicas de como cuidar dos fios loiros, mas, e os truques do que não fazer com eles? Afinal, a rotina de beleza às vezes inclui hábitos que são extremamente prejudiciais aos fios, e por mais que nos esforcemos para cuidar das madeixas, lá estarão os tradicionais erros.

Pensando nisso, a colorista Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall, ensina os passos:

Fuja de chapinhas e babyliss
“Entendo que muitas vezes é difícil não os usar, mas evite no dia a dia, deixe para ocasiões especiais, finais de semana. O uso diário do secador também resseca muito”, afirma a colorista, que atenta para o uso dos protetores térmicos, pois são essenciais para a blindagem da fibra do aquecimento dos aparelhos. “Chapinha quebra a fibra com uso contínuo”.

Atenção ao sal, cloro e mar
“Praia e piscina são grandes vilões para oxidar a cor e deixar o tom amarelado, assim como o próprio sol é nocivo aos fios, pois acelera o desbotamento da cor”. Portanto, use produtos hidratantes e muito FPS para os fios, além de chapéu.

Loiras devem evitar xampus e cremes com pigmentos
“O cloro, presente na água do chuveiro, e xampus matizadores tiram o brilho do louro, pois depositam pigmentos nos fios”, afirma Daniela.

Não esqueça que os fios loiros desbotam com facilidade
Portanto, evite lavagens diárias, e prefira lavar um dia sim e outro não. E muito importante, use o xampu arroxeado uma vez na semana, pois ele tira o efeito oxidado (amarelo) das madeixas.

Os cuidados com o desembaraço também são importantes
“Use um leave-in hidratantes diariamente antes de pentear os fios. Comece das pontas até a raiz e com um pente de dentes largos. Deve-se fazer com muito cuidado, já que os fios estão sensíveis e fracos”, finaliza.

Mais de Beleza