Top

Fuja do frizz! Aprenda quatro dicas para manter os fios no lugar

Você pode manter seu cabelo bem hidratado e cuidar da aparência dos fios, mas diversos fatores acabam gerando frizz, que são aqueles fios rebeldes que cismam em ficar bagunçados, como umidade do ar e atrito. Mesmo assim, existem algumas ações simples que podem te ajudar a se livrar desta questão. Veja as dicas do hair stylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur:

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Não penteie o cabelo seco
“Quando a escova passa pelos fios úmidos não gera atrito, pois a água neutraliza as cargas elétricas e faz com que os fios fiquem no lugar certo”, explica Werner.

Evite químicas
O excesso de processos químicos no cabelo pode prejudicar a saúde dos fios, aumentando o frizz. Reveja se não é o momento de dar um tempo nas tinturas ou alisamentos e, caso realmente necessite realizá-los, hidrate muito bem o cabelo e dê um intervalo maior entre uma química e outra.

Atenção com a toalha
O tipo de pano que entra em contato com o cabelo também pode ser um fator causador do frizz. Escolha toalhas de algodão e, ainda assim, não esfregue ou enrole na cabeça. “Caso queira tirar o excesso de água, pressione levemente os fios com o tecido”, acrescenta o hair stylist.

Cuidado com a temperatura
A água muito quente é prejudicial ao cabelo e o ideal é sempre optar pelo banho frio, mas nos dias de temperaturas mais baixas, aposte no banho morno. “A água fria fecha a cutícula dos fios, o que gera menos atrito”, explica o especialista. Uma boa dia também é tomar um banho morno e, na última lavagem, mudar a temperatura da água para o frio.

Evite secador e prancha
Estes aparelhos jogam muito calor nos fios, o que pode aumentar o frizz. Para que isso não acontece, utilize protetores térmicos específicos para os fios e, no caso do secador, mantenha o aparelho a uma distância segura do couro cabeludo.

Mais de Beleza