Top

Tire suas dúvidas sobre coloração de cabelo

Todo mundo já sentiu vontade de mudar de visual, trocar a cor do cabelo e inovar. Algumas pessoas são mais ousadas e costumam pintar os fios diversas vezes ao longo da vida, cada vez de uma cor. Além disso, algumas mulheres ainda sentem a obrigação de esconder os cabelos brancos e acabam visitando o cabeleireiro para retocar a raiz mensalmente.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com a popularização da tintura capilar, muita informação passa a ser compartilhada e nem sempre são verdadeiras. Para tirar algumas dúvidas, João Bosco, hairstylist da Bio Extratus, desmistificou cinco mitos e verdades sobre coloração. Veja:

Deixar a coloração no cabelo por mais tempo deixa a cor mais intensa.
Depende.  
O resultado esperado pode influenciar no tempo que o produto deve agir no cabelo, mas isso não significa que é saudável deixar a tintura nos fios por horas.

“Não recomendo deixar mais tempo do que o indicado pela marca da coloração usada, que pode variar entre 10 e 50 minutos, dependendo do resultado desejado. Além disso, os pigmentos podem aderir mais e dar a sensação de cor mais escura ou intensa. Outro detalhe é ficar atento ao tempo de pausa, para não causar irritação no couro cabeludo”, sugere João Bosco.

Cabelos virgens são mais fáceis de tingir
Verdade. O fato de não existir química nos fios, faz com que a tintura haja melhor e cause menos danos. “Os cabelos que nunca foram coloridos são mais fáceis, já que a tintura faz neutralização dos pigmentos naturais com facilidade”, explica o especialista.

O shampoo ideal auxilia na manutenção da cor
Verdade. Segundo João, o shampoo e os cremes de tratamento escolhidos depois da coloração são tão importantes quando o produto usado para mudar o cabelo. “Eles devem ser de boa qualidade e ter indicação para cabelo colorido, além de não poder conter sal ou sulfatos”, acrescenta o especialista sobre as substâncias que estragam o visual.

A coloração sempre vai ressecar o cabelo
Depende. Assim como qualquer outro procedimento, o resultado final depende da qualidade do produto usado. João explica que uma coloração permanente precisa de uma quantidade maior de amônia para entrar na fibra e fixar bem, o que pode alterar a textura dos fios dependendo da qualidade da tintura usada.

A melhor opção é investir em produtos que já tenham tratamento em sua composição. Uma boa opção é apostar em uma coloração orgânica, que utilize óleos vegetais no lugar da amônia – substância que preserva melhor a hidratação natural dos fios.

Pintar os cabelos sujos é melhor
Verdade. “Para quem utiliza a coloração tradicional, com mais amônia, o ideal é deixar um ou mais dias sem lavar para potencializar a tintura. Já para quem usa tonalizantes ou tintas orgânicas, o melhor é que os fios estejam limpo para facilitar a coloração”, finaliza o hairstylist.

Mais de Beleza