Top

Cinco erros de maquiagem que fazem você parecer mais velha

Quando bem utilizada, a maquiagem é um excelente recurso para enaltecer a beleza de todos. Mas, quando usada de maneira errada, pode causar o efeito contrário. Para evitar que isso ocorra e que os produtos escolhidos acabem envelhecendo sua aparência, a maquiadora Danielly Cardoso Feitoza, do GetNinjas, selecionou os principais erros que devem ser evitados na hora da maquiagem. Veja:

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Utilizar o tom de base errado
Evite usar um produto em um tom que não é o seu. Se a base for mais clara, deixa a pele sem vida e opaca. Se for mais escura, esconde características próprias e dá a impressão de apatia e tristeza, fazendo você parecer mais velha. Além disso, uma base muito diferente pode deixar manchas e deixar a aparência mais pesada.

Usar batom mais escuro
Ao envelhecer, os lábios perdem definição e volume, por isso, a melhor opção é usar um batom que devolva essas características. Segundo a maquiadora, o mais recomendado são os tons mais rosados e você pode usar um gloss para dar volume.

“Evite usar batom líquido porque ele enaltece as linhas de expressão dos lábios, conhecidos como ‘código de barras'”, conclui. Neste caso, as melhores opções são os produtos cremosos, com acabamento acetinado. O bacana é que esses produtos costumam ser mais confortáveis e ajudam a hidratar a região, o que diminui as linhas finas.

Aplicar lápis nos olhos
Usar um traço apenas nas pálpebras inferiores faz com que os olhos pareçam menores, por isso, a dica de Danielly é abusar no delineado nas pálpebras superiores. Outra dica é apostar em um lápis nude na linha d’água inferior. A cor mais clara cria a impressão de que os olhos são maiores, o que suaviza o visual.

Usar blush no tom errado
Existem diversas opções desse produto, mas é preciso cuidado na hora de escolher o tom. Quem tem a pele mais clara, deve optar por tons mais rosados; as morenas em tons terrosos e as negras ficam maravilhosas com blush terracota. Mulheres orientais ou com pele amarelada, tons rosados com pigmentos bronze dão um ar mais saudável.

Preencher errado as sobrancelhas
Com o passar dos anos, as sobrancelhas podem ficar mais ralas ou deixarem de crescer. Por isso, é interessante preenchê-las com lápis ou sombra, no mesmo tom dos fios, evitando exageros para não ficar muito artificial. A maquiadora também recomenda técnicas feitas com um profissional – como micropigmentação e rena – para quem quer um efeito mais duradouro.

Mais de Beleza