Top

Galaxy AI: 5 funções de inteligência artificial adicionadas aos smartphones

Uso da inteligência artificial elimina barreira do idioma e agiliza tarefas cotidianas (Foto: Divulgação)

De San Jose, na California*

Depois do boom do ChatGPT e o auxílio da inteligência artificial no desempenho em tarefas cotidianas, chegou a vez dos celulares adotarem essa tecnologia. A Samsung revelou, nesta quarta-feira (17.01), seus três novos aparelhos que já utilizam a tecnologia Galaxy AI (representada por uma tríade com estrelas de quatro pontas): Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra, disponíveis nas cores preto, cinza, creme e roxo.

Os aparelhos prometem revolucionar o mercado de smartphones. Até agora, para se comunicar em outro idioma, aumentar a produtividade, transcrever e sumarizar áudios, além de realizar edições em fotos e vídeos generativas, eram necessários aplicativos diferentes. Na família Galaxy S24, essas funcionalidades vêm embutidas nos novos aparelhos, que começam a ser vendidos, mundialmente, hoje.

Inicialmente, 13 idiomas estão disponíveis – além do português, o Galaxy AI funciona em alemão, chinês (simplificado), coreano, espanhol, francês, hindu, inglês, italiano, japonês, polonês, tailandês e vietnamita. A tecnologia é similar ao ditado: se uma palavra é dita de forma incorreta, afeta a tradução. Em breve, novos idiomas devem ser incorporados ao sistema operacional. Veja, abaixo, as principais novidades:

1) Tradução simultânea bidirecional

Com estes aparelhos, você vai conseguir conversar com tradução simultânea em 13 idiomas e o português do Brasil está incluso neste lançamento. O Galaxy AI transcreve o que foi dito, traduz e a pessoa do outro lado da linha ouve a informação em seu idioma nativo. Essa tradução é processada no próprio aparelho, chamada Interpreter. Ao acionar o recurso, os participantes da conversa são avisados sobre o mecanismo e, então, podem iniciar a conversa. Exemplos, são: pedir um táxi ou ligar para um restaurante e reservar uma mesa.

2) Transcrição, resumo e sumário de áudios

Funcionalidade incorporada aos lançamentos é a de organizar informações em áudio diretamente no Gravador ou Notas. Além de transcrever, dá para traduzir rapidamente para um dos idiomas citados anteriormente e criar uma nova nota. Ele ainda te ajuda a criar sumários, resume os textos e reconhece até 10 interlocutores. A intenção é aumentar a produtividade. Ele pretende ajudar jornalistas e estudantes, que precisam lidar com quantidades absurdas de informação em áudio. Além do resumo, transcrição ou cabeçalho e marcadores, você ainda pode customizar a capa desses arquivos, como se fosse uma pasta.

Da esq. para a dir.: Galaxy S24, Galaxy S24+ e Galaxy S24 Ultra nas cores creme, preto e cinza, respectivamente (Foto: Divulgação)

3) Mensagem customizada e tom de voz

Sabe quando você precisa mandar uma mensagem importante, mas não quer ser incompreendido? Galaxy AI facilita esta comunicação, oferecendo até cinco tons de voz: do mais coloquial, usado entre amigos, ao profissional. Com esta funcionalidade, da até para se comunicar em outro idioma a fim de organizar um rolê entre amigos ou facilitar a comunicação com estrangeiros. Novamente, a IA

4) Circule para Pesquisar

Já usou o Google Lens? Agora ficou mais fácil fazer uma pesquisa por imagem para encontrar um item de moda, um ponto turístico e até mesmo um restaurante. Você aciona o botão com o símbolo das três estrelas, faz um círculo na tela e a inteligência artificial te leva para do Google. Depois disso, você pode se aprofundar na busca e pode, até mesmo, realizar reservas de mesa ou uma viagem para o destino escolhido.

5) Edição de fotos e vídeos

O Galaxy AI também está presente na edição de fotos. Sabe aquele borrão, sombra, reflexo e ajuste de horizonte? Ele melhora tudo! E a inteligência artificial generativa cria o que está faltando no clique. Arrastando a imagem para cima, ele também sugere a edição generativa automática. Dá para brincar com a perspectiva, aumentar e diminuir um objeto, e ele recria a imagem perfeita. Nos vídeos, ele cria frames intermediários para ter um slow motion com qualidade e, no S24 Ultra, é possível dar zoom na função nightography (com baixa luminosidade) e ele elimina os ruídos da captura.

Novo Galaxy S24 | Imagem gentilmente cedida por Loop Infinito

NOVOS APARELHOS

Durante o Unpacked 2024, realizado no SAP Center San Jose, a Samsung lançou sua nova linha premium, composta pelos modelos S24 (tela de 6.2 polegadas) e S24+ (6.7 polegadas), feitos com um alumínio mais resistente, e o S24 Ultra (tela de 6.8 polegadas), com corpo em titânio. O S24 tem 8 gigabytes (Gb) de memória RAM, à venda nos tamanhos 128 Gb, 256 Gb e 512 Gb, enquanto o S24+ tem 12 Gb de RAM, e armazenamento de 256 e 512 Gb. As cores: preto, cinza, creme e roxo.

O S24 Ultra tem tela de 6.8 polegadas, 12 Gb de memória RAM nos armazenamentos 256 Gb, 512 Gb e 1 Tb. Disponível nas cores: preto, cinza e creme e roxo. À venda no Brasil concomitante com o lançamento mundial, todos os aparelhos são compatíveis com Galaxy AI, a inteligência artificial da Samsung que roda no Android 14 (One UI 6.1).

*O jornalista viajou ao Vale do Silício a convite da Samsung

Mais de Lifestyle