Top

Zé Macedo compartilha seu roteiro pelo Japão

Foto: Acervo Pessoal

Por Zé Macedo

Bora pro Japão? Bora! E foi assim, para acompanhar a jornalista Luiza Brasil – comunicadora que empresariamos na one2one e que cobriria a Semana de Moda de Tóquio -, que embarquei numa viagem rumo à terra do sol nascente. Foram duas semanas entre Tóquio, Kyoto e Osaka, hotéis, airbnb e Ryokans. Aqui, compartilho algumas dicas para quem quiser se aventurar por lá!

Para quem acompanha e consome moda, o Japão é certamente um destino especial. Não apenas pelo o que vemos na rua e pelos estilistas locais – alguns reconhecidos globalmente – mas também pela cultura dos brechós. O mais famoso deles é o Amore, que conta com três lojas em Tóquio, uma delas dedicada a peças masculinas. Pelo volume de clientes, é importante agendar um horário. Mas o que mais me chamou atenção – destino dos meus ienes – foi o 2ndStreet. Nesse vintage, é possível encontrar desde marcas do mainstream até designers menos comerciais, como Margiela e Dries Van Noten. A rede, que conta com inúmeras lojas pelo Japão desde 1996, chegou aos Estados Unidos em 2018. A loja de Shibuya, em Tóquio, tem opções muito mais interessantes que a do Soho, em Nova York. Mais do que questões de sustentabilidade, falta de espaço é o que ajuda a explicar a profusão de peças em excelente estado que os japoneses colocam à venda.

Zé Macedo e Luiza Brasil (Foto: Acervo Pessoal)

2ndStreet
4 Chome-26-4 Jingumae, Shibuya City, Tóquio

Amore Omotesanto
5 Chome-1-15 Jingumae, Shibuya City, Tóquio

Amore Gentleman
5 Chome−39−2, Jingumae, Shibuya City

Em Kyoto, ficamos hospedados em um Ryokan, hospedaria típica japonesa onde se dorme em um futon sobre o tatami. Alguns ryokans contam com fontes termais, conhecidas como onsens ou casas de banho que, aliás, é tradição milenar no país. Mesmo onde não há essas fontes naturais, é comum encontrar casas de banho com água aquecida, em espaços separados por gênero. Os banhos são coletivos. É algo extremamente relaxante – ainda mais depois de um dia inteirinho turistando. No Aman de Tóquio, uma vista deslumbrante do skyline da cidade acompanha esse momento.

Hotel Sugicho
604-0953, Kyoto, Nakagyo Ward, Nakagyo-ku Oikeagaru Tominokoji Moriyama-cho 172

Aman Tokyo
The Otemachi Tower, 1 Chome-5-6 Ōtemachi, Chiyoda City, Tóquio

Falar de tecnologia e Japão seria redundante. Mas, em Tóquio, um museu imersivo pode nos surpreender. Dica de uma insider, a distância entre espectador e obra de arte/instalação se dissipa – ao fazer o percurso todo descalço, em momentos com água até a altura dos joelhos, espelhos sob os pés e objetos que dificultam a locomoção. Ir com amigos garante momentos ainda mais divertidos. E, para quem busca diversão e fantasia, há uma Disney Tóquio, com duas opções de parque: a Disneyland com o famoso castelo da Cinderella – reprodução do parque de Orlando -, e o DisneySea, com atrações mais radicais como a Torre do Terror.

TeamLab Planets
6 Chome-1-16 Toyosu, Koto City, Tóquio 135-0061, Japão

Foto: Acervo Pessoal

Mais de Lifestyle