Top

Fotógrafo dá 6 dicas para cliques profissionais com celular no Lollapalooza

Foto: Ketut Subiyanto/Pexels

O Lollapalooza chegou e não dá para ficar sem registrar cada detalhe do festival. A gente entende que, atualmente, os celulares são o melhor amigo do homem, mas será que você sabe tudo o que a câmera deles é capaz de fazer? O fotógrafo de street style Higor Blanco separou algumas dicas para fazer as melhores fotos no evento.

Câmera suja? Não!

A primeira dica do profissional é o básico: limpe a câmera. “Limpar a câmera do celular para que a foto não fique embaçada e esfumaçada é primordial. A maquiagem e spray de cabelo são vilões de câmera de celular.”

Mais luz, por favor!

Foto requer luz. É muito importante observar o lugar onde você está e buscar uma luz, que pode ser do sol, um ponto focal e holofotes. Em festival há muita iluminação, fica mais fácil.

“Um ponto importante é nunca fazer a foto com uma luz contra o sol ou contra um ponto de luz. Esteja sempre atento, também se há uma luz reta, literalmente em cima de você.  Nunca faça uma selfie neste caso, porque o resultado será uma luz com olheira. Resumindo, nunca tire uma foto em que o ponto de luz esteja em cima de vocês. Um exemplo é quando fazemos uma foto ao meio dia, sempre fica ruim porque a iluminação está bem em cima da nossa cabeça. Para dar certo, incline um pouco o rosto em direção à luz quando fizer selfie”, explica o fotógrafo.

Tudo é ângulo

Que atire a primeira pedra quem nunca justificou uma foto ruim através do ângulo. Para não cometer esse erro de novo, o fotógrafo garante que o primeiro passo para ter a foto perfeita é entender como você quer a foto.

“Primeiro você tem que saber o que quer mostrar, como o look ou algo mais conceitual, que mostra o evento e a multidão. Se sua ideia é ressaltar o look, indico um ângulo de baixo para cima. A pessoa que tirar a foto pode se agachar ou ficar de joelhos. Cliques de baixo para cima aumentam, alongam. Se você quer algo mais conceitual, pode ampliar o cenário, mostrando bem o público, o palco e local de maneira geral.”

Melhora a pose aí!

Nem todo mundo tem a maior desenvoltura do mundo para fazer poses à lá Gisele Bündchen, e isso é um fato. Mas, para o clique ideal, o especialista recomenda fazer um esforcinho e mexer um pouco o corpo.

“Gosto muito de colocar uma perna mais para frente e deixar a outra para trás, com todo o peso do corpo. O resultado é sempre maravilhoso. Se a pessoa quiser uma foto mais ‘cool’, ou seja, despojada, quem estiver comandando o celular pode inclinar a câmera.”

Beleza em todos os cantos

Apesar de nem sempre pensarmos nisso, Blanco ressalta importância de harmonizarmos o look e o cenário. “Observe se o cenário vai chamar mais atenção que você… Se sua intenção for pegar o espaço no clique, se isso for proposital, tudo bem. Mas, se você realmente quiser mostrar mais o look, procure um fundo com mural, adesivos, algo mais ‘clean’… Assim, a evidência vai ficar no look.”

Usando o celular ao seu favor

Hoje em dia, os aparelhos têm milhares de configurações e, para o fotógrafo, existem algumas coisinhas que podem modificar completamente a sua foto.

“Se possível levar na bolsa aqueles LEDs, facilita a vida na hora dos cliques. Caso contrário, o próprio flash do celular pode ajudar. Teste antes as fotos com e sem flash, se antecipe. Mas minha dica de ouro é deixar o celular no modo live, deixe sempre ativado. Para quem não sabe fotografar, esta opção salva, porque às vezes você não faz uma pose tão legal, mas, quando vai editar, encontra uma captura boa naqueles segundinhos de vídeo que o live produz. Você também pode se mexer, costumo olhar para um lado, para outro e, ao final, no live você encontra o melhor ângulo.”

E se estiver com amigos, Blanco traz um conselho valioso: “Peça sempre para quem for tirar a foto avisar que fez o clique, porque assim você vai mudando a pose e são maiores as chances de conseguir bons resultados!

Mais de Lifestyle