Top

Endocrinologista dá orientações básicas para fazer em casa

Dra Paula Pires – Foto: Divulgação

As epidemias costumam provocar um pânico generalizado na população, principalmente quando não se tem total conhecimento sobre a doença – é o caso do novo coronavírus (Covid-19). E esse tipo de situação pode abalar a saúde mental, causando estresse, ansiedade e até depressão. A Dra. Paula Pires, endocrinologista da USP, deu algumas orientações para preservar o bem-estar durante a quarentena.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

– Tenha Rotina

Em tempos em que não temos controle de muitas coisas externas, manter o controle da nossa rotina em casa, ajuda no manejo do estresse e ansiedade. Mantenha horários para refeições, banho, estudos ou trabalho e atividade física.

– Evite ao máximo comer por ansiedade ou beliscar o tempo todo

Tente fazer as refeições principais de forma completa, nutritiva, sentado à mesa, com o máximo de calma que der. Se o comer emocional sair do controle procure ajuda.

– Evite pedir muita comida

Tente se arriscar a ir para a cozinha e cozinhe seu próprio alimento.

– Na medida do possível se exponha um pouco ao sol

Manter esses ritmos e rotina fazem com que o corpo funcione melhor e mais saudável. 

– Respire!

Estudos sugerem que certas atividades podem ser uteis para lidar com a ansiedade. E o melhor, podem ser realizadas em casa e com ajuda de aplicativos de celular:

– Ioga 

Yoga Studio, Pocket Yoga

Meditação – Headspace, Calm, InsightTimer, The mindfulness app, meditopia;

Respiração Controlada – Uma técnica é visualizar um quadrado e imaginar sua respiração o percorrendo, parando em cada canto do quadrado por três segundos.

Vamos tentar?

Tente agora: inspire no primeiro lado superior do quadrado e siga para o canto direito. Lentamente conte um, dois, três. Segure a respiração contando um, dois, três. Expire descendo a lateral contando um, dois, três. Segure a respiração na base do quadrado. Um, dois, três. Após alguns minutos dessa prática, você se sentirá mais calmo e centrado.

Mais de Lifestyle