Top

Mirante do Gavião: um lodge boutique na Amazônia

A Amazônia é um mundo inteiro. Há muito para desbravar – paisagens, fauna, sabores e histórias que mudam a cada rio.

No Negro, é imperdível o Parque Nacional de Anavilhanas, no estado do Amazonas, que mantém vivo um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas, gigantescas, de floresta intocada. Nos meses de seca do rio, surgem ali praias de areia branca, águas quentes. É o céu na terra. E sem muitos insetos, porque a água alcalina te livra de pernilongos (os locais carapanãs) e mutucas. É o céu, sim senhor.

Uma bela maneira de conhecer a região é pelas mãos experientes do Mirante do Gavião, um lodge de muito bom gosto – coisa rara na hotelaria amazônica.

Leia Mais: É temporada de trufas! Saiba mais sobre a iguaria

Fundamentado no respeito ao bioma, às comunidades que habitam Anavilhanas e suas tradições, o Mirante oferece um cardápio extenso de experiências pelo arquipélago. Não perca nenhuma das praias – do Meio, do Tiririca (onde os botos aparecem para nadar com você, tão longe, tão perto) e a espetacular Praia do Camaleão, imensidão de areia branca, dessas de queimar a retina, às margens da floresta. Uma miragem. Outras visagens são o macucu e a samaúma, árvores bicentenárias, sagradas, mães da floresta, que você encontra nas ilhas do arquipélago, pedaços de vida que submergem e se escondem sob as águas, nos religiosos fluxos de cheias e secas. Também incrível é a caminhada que te embrenha na mata até alcançar as Grutas do Madadá, um conjunto rochoso tomado pela flora que, diz o guia, o intrépido Noah, abrigava uma onça de fama… uma das tantas onças que povoam as conversas caboclas.

Leia Ainda: 5 destinos de cruzeiros que quase ninguém conhece

O contato com as pessoas da terra, aliás, é das coisas bonitas que as excursões do Mirante do Gavião propiciam aos de ouvidos atentos. De um jeito bem natural, você conhece as comunidades, as pessoas e suas vivências. No Tiririca, seo Sandoval e sua mulher, índia de descendência, assam o tambaqui de banda com esmero e vão desfiando seu relicário de assombros, belezas e idiossincrasias da vida do interior – enquanto um gaiato tucano se enfia na cozinha da casa, pra roubar um snack.

Por falar nelas: aves são abundantes. E o Mirante é de fato abastado em gaviões. Pela noite, para os mais ansiosos em se deparar com animais sem asas, há “focagens”, em que se vê especialmente os jacarés, famintos, à caça noturna. Alguns capturados para a foto, devidamente soltos antes do jantar.

O lodge

Construído com diversas espécies de madeira de lei certificada, o Mirante do Gavião é elegante, da família dos hotéis boutique. Poucas habitações, cada uma com suas peculiaridades – tem casa na árvore para famílias inteiras, tem suítes com ofurô e vista para a grandeza do Negro, tem suítes com rede na varanda… Tudo muito bem decorado, com coisas da terra, muita marchetaria – vinda da Fundação Almerinda Malaquias, apoiada pelo lodge, que incentiva a produção sustentável de artesanato, em especial este que reusa a madeira de refugo da construção naval, uma excelência de Novo Airão.

Uma bela piscina é refresco esperto para o fim de um dia de expedições, ou de um rolê de bike pela cidade – vida real é sempre interessante, mas ali o melhor é fugir da civilização como a conhecemos.

Leia Ainda: Tudo sobre o novo Hyatt Centric, em Montevidéu

Completa a experiência o CamuCamu (o nome é de uma fruta, dessas frutas do Norte tão peculiares quanto seus nomes), restaurante com cardápio da chef Debora Shornik, do Caxiri (de São Paulo e de Manaus). A cozinha da terra é tratada com mãos delicadas, ao passo em que pratos da cozinha contemporânea ganham toques amazonenses, numa dança apetitosa, misturada, bem antropofágica. Não perca o ceviche de tucunaré!

Por fim, coroa a estada o staff, legítima amostra da cordialidade amazonense, doce.

Quando viajar

O Amazonas é quente o ano todo.

Para ver as praias, prefira o “inverno” local, entre outubro e fevereiro.

Para ver a cheia, igualmente bonita, vá nos outros meses do ano.

O que levar

Roupas leves, uma calça e um tênis/bota para trilhas na mata, repelentes, filtro solar, chapéu ou boné.

Serviço

Mirante do Gavião

http://www.mirantedogaviao.com.br/pt-br

Telefone: +55 92 33651644 / 99503-8634

Mais de Lifestyle