Top

Olhos esfumados e estilo grunge dominam a semana da moda; veja como copiar

Elle Fanning para o evento da Rabanne durante a PFW – Foto: Reprodução/Instagram/@ellefanning

Durante a última temporada de moda internacional, as capitais da moda como Milão e Paris foram palco de um verdadeiro desfile de beleza. Não apenas nas passarelas, mas os olhos esfumados tiveram destaque nas ruas em celebridades e influenciadores que ousaram com sombras mais escuras nos olhos. Para falar melhor sobre o assunto, a beauty expert Mari Kato explicou todas as camadas – e produtos – que envolvem o esfumado perfeito!

O olhar esfumado é o novo preto

Camille Razat para o desfile da Maison Margiela – Foto: Reprodução/Instagram/@camillerazat

Na fronteira entre o glamour e a irreverência, muitos fashionistas apostaram na técnica de maquiagem que adiciona um toque de mistério e sofisticação ao visual, seja em tons de preto profundo, marrons terrosos ou até mesmo com pontos de cores ousadas, como o azul elétrico e vibrante.

“O esfumado não precisa necessariamente ser preto, pode ser qualquer cor que você se sinta mais à vontade, mas para evidenciar o esfumado, com esse impacto que vimos nos desfiles, vamos trabalhar com cores mais escuras, que também pode ser tons de marrons, cinzas, azuis, roxos, etc”, explica a maquiadora.

A profissional também esclarece que é mais fácil começar primeiro com os produtos cremosos ou líquidos, e depois, selar com outros em pó. Tudo para garantir uma boa pigmentação e que faça com que o produto fique concentrado uniformemente. “A maior atenção é na hora de esfumar as sombras em pó, alguns produtos dão uma sujada na pele, e por isso eu sempre indico fazer a pele depois dos olhos quando vamos usar sombra escura em pó, ou colocar um lencinho seco embaixo dos olhos”, ela sugere.

Grunge é o nome do jogo

Os olhos esfumados podem funcionar para todos, só é preciso adaptar o formato, cor e textura para cada rosto diferente. O visual mais borradinho à la grunge da década de 90 pode funcionar bem para Emma Chamberlain, mas para Elle Fanning e Maude Apatow, o esfumado com tons de marrom e um pouco mais suave é a pedida ideal.

A dica da maquiadora é treinar diferentes versões, ter a mão leve na hora de fazer os movimentos circulares, investir em produtos fáceis de trabalhar, com boa pigmentação, e além de entender seu gosto e tipo de rosto.

Mari Kato confirma que não precisa “copiar” uma tendência por completo, você pode se inspirar e trazer do jeito que lhe agrada. Uma boa forma de transformar o visual para diferentes formas é brincar com texturas e formatos, fazer em duas partes separadas deixando espaço sem nada no meio, ou um formato de delineado gráfico, mas esfumando. “Eu gosto muito de trazer um pouco de alguma informação diferente no esfumado, trazer mais profundidade no canto interno dos olhos, próximo da sobrancelha por exemplo, trazer uma textura de gloss por cima da sombra”, explica a profissional.

Como replicar?

Tina Kunakey durante a semana de moda em Paris

Tina Kunakey durante a semana de moda em Paris – Foto: Reprodução/Instagram/@harold_james

Segundo a maquiadora, o primeiro passo é investir em um lápis cremoso ou sombra cremosa/líquida que não seque muito rápido e seja fácil de esfumar. “Aplique o produto na pálpebra móvel com mais intensidade bem próximo aos cílios e vem subindo até um pouco mais da metade de onde quer que a sombra acabe. Depois, pegue um pincel pequeno fofinho com ponta arredondada e vem esfumando em movimentos circulares as bordas, até chegar na altura que você quer, e vai controlando”.

Sobre os esfumados, ela confirma que é melhor ir aos poucos do que esfumar tudo de uma vez. Após aplicar a sombra na cor desejada até a altura onde quer o esfumado, aplique outro produto mais forte com o auxilio do mesmo tipo de pincel arredondado usado anteriormente. Para marcar ainda mais o olhar, repita a mesma técnica de esfumar. O passo final é acrescentar o lápis na linha d’água de cima e de baixo. Ainda, você pode esfumar a parte de baixo dos olhos, isso depende do tanto de profundidade que você deseja.

As cores mudam tudo

Chiara Ferragni | Foto: Reprodução / Instagram @chiaraferragni

Chiara Ferragni | Foto: Reprodução / Instagram @chiaraferragni

A maquiadora reforça que sempre tem espaço para as cores. Com os olhos esfumados, ela prefere pegar uma sombra com alguma cor metalizada e aplicar somente do meio do olho e deixar o produto mais concentrado lá. “Ou somente na parte interna do olho, que pode ser tanto mais pra cima, perto da sobrancelha Isso traz uma profundidade e um certo drama. Ou também uma ideia que amo é colocar um coloridinho um pouco mais claro, no cantinho da lágrima, que dá uma iluminada e abre olhar”, sugere Mari.

As ruas de Milão e Paris foram o cenário perfeito para essa demonstração de estilo e ousadia, e mal pode-se esperar para ver diferentes representações da tendência. Afinal, a beleza é uma forma divertida de expressar quem você é e como se sente no momento.

Mais de Beleza