Top

Verão: dicas para manter os fios saudáveis

O verão chegou com tudo, as altas temperaturas e o sol radiante já podem ser notados. Com as temperaturas elevadas e o sol marcante, o cabelo merece atenção para não se danificar durante este período. Da hidratação à proteção, cuidados como usar protetores e óleos são essenciais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para começar a temporada, recomenda-se procurar um salão para aparar as pontas do cabelo. Assim, antes de submeter os fios aos fatores de ressecamento inevitáveis do verão, eliminam-se as pontas duplas que já existem, evitando que essas abram mais ainda e possam quebrar. “Além disso, é sempre bom submeter as madeixas à uma hidratação profunda feita por um profissional, para blindar os fios“, recomenda o hairstylist Bruno Oliver.

Pode parecer que não, mas o sol danifica e muito os cabelos. “O calor dos raios UV fragiliza os fios, por isso, é importante sempre usar produtos que tenham proteção solar”, alerta Oliver. Durante essa época do ano, vale trocar o xampu que normalmente se usa, por um mais hidratante e incluir condicionador, máscara, creme de pentear e óleo capilar com filtro solar na rotina de cuidados.

Outra alternativa para proteger o cabelo do sol é usar chapéus, bonés ou lenços quando for passar muito tempo exposto ao calor. Hoje em dia esses acessórios estão na moda e, além de deixar o look ainda mais estiloso, evitam que os fios se danifiquem.

Praia e piscina

“A água do mar é prejudicial para o cabelo por conta do sal que resseca os fios, fragilizando-os e deixando-os quebradiços. Para evitar que isso aconteça, é importante manter a cutícula dos fios selada” aconselha Oliver.

A dica para quem vai dar um mergulho é passar um creme ou fazer umectação com algum óleo capilar. E, após tomar banho de mar, deve-se lavar o cabelo com água doce o mais rápido possível.

“Para loiras e morenas iluminadas, a água da piscina é totalmente prejudicial. Quem tem o cabelo tingido de tons loiros ou dourados deve fugir da água da piscina, pois, além de alterar a coloração dos fios, a química de tratamento da água danifica as madeixas que são pintadas.”

Mais de Beleza