Top

7 hábitos para inserir na rotina capilar em 2020

Ter um cabelo saudável e bem tratado demanda trabalho, coisas simples que podem ser feitas em casa mesmo. Um cronograma capilar ajuda a manter os fios hidratados e bonitos, e não basta fazer tratamento, há hábitos que precisam ser modificados para conseguir bons resultados, como o lavar o cabelo com água quente ou usar chapinha de forma frequente.

Veja a seguir um dossiê de como manter os fios em ordem e aposte nesses novos hábitos para 2020.

Invista no cronograma capilar – O cronograma capilar é uma forma prática e mais econômica de manter o cabelo saudável, pois é possível obter resultados de salão de beleza em casa. A ideia é montar um planejamento de aplicação de máscaras de reconstrução, hidratação e nutrição, variando de acordo com a necessidade dos fios. Para definir a frequência de cada uma é necessário avaliar o cabelo, de preferência com um profissional. Geralmente, a máscara de reconstrução é a menor usada (1 vez por semana ou a cada 15 dias) e os produtos de hidratação e nutrição costumam ser mais usados”, explica o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur. Com um mês, já é possível ver os resultados.

Evite usar chapinha e afins – Aparelhos como secador, chapinha e babyliss podem causar muitos danos ao cabelo, quando usados com frequência. “As altas temperaturas e a proximidade das chapas quentes de metal com os fios podem comprometer a estrutura, deixando-os quebradiços, enfraquecidos e porosos”, comenta Rudi. Deixe para usar estes aparelhos apenas nos dias de eventos ou quando houver necessidade, no dia a dia mantenha os fios naturais.

Proteja os fios do calor – Rudi Werner explica que quando precisar recorrer a ferramentas como a chapinha, o babyliss e o secador não se deve deixar de aplicar um protetor térmico nas madeixas. Isso irá minimizar os efeitos ruins que eles podem causar no cabelo, preservando a estrutura dos fios. Existem versões que, além de oferecer a proteção, também oferecem outros benefícios para a fibra capilar.

Corte com frequência – Mesmo tendo todos os cuidados possíveis, existe uma hora que nada substitui um bom corte de cabelo. “Visite o cabeleireiro a cada três meses, em média. Não há necessidade de fazer mudanças radicais, basta aparar as pontas duplas e ressecadas que acabam aparecendo”, comenta a hairstylist Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall. Esse hábito vai fazer com que o cabelo fique mais saudável e tenha uma aparência melhor.

Use produtos específicos para o seu cabelo – Este ponto é super importante na hora de ter cabelo saudável. Daniela explica que usar produtos específicos para o seu cabelo é um investimento que vale a pena, pois eles tem os componentes ideais para o seu caso. Ao usar um produto com propriedades que não condizem com os seus fios, pode acabar danificando pelo excesso de queratina ou nutrientes, por exemplo.

Pare de lavar o cabelo com água quente – “A água quente é a pior inimiga do cabelo saudável. Isto porque, a alta temperatura da água deixa os fios sem brilho, porosos e ressecados”, revela a profissional do Jacques Janine Fashion Mall. Crie coragem e abandone aquele banho pelando! Comece lavando os fios com água morna para limpar e tirar o excesso de oleosidade e, no final, dê um  jato de água fria para garantir cabelo brilhoso.

Invista em uma fronha de cetim ou seda – “Essa dica é para todas, mas principalmente para as cacheadas, que costumam sofrer mais com o frizz. As fronhas de cetim ou de seda não causam atrito com os fios, evitando que o cabelo quebre e os fios arrepiados apareçam”, finaliza a expert.

Mais de Beleza