Top

Reset de beleza: aproveite e faça já

Uma pausa na rotina de vez em quando é mais do que necessária para uma vida saudável. A lógica de deixar o corpo e a mente livres por um tempo agora se estende também à rotina de beleza.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo a dermatologista Juliana Piquet, queridinha de famosas como Taís Araujo, Adriana Esteves e Maria Ribeiro, excesso de xampu seco, máscara, leave-in e exageros no uso de devices de limpeza tipo Foreo, máscaras e esfoliantes podem saturar a pele.

“Quando o cabelo e a pele estão irritados e você não sabe de onde aquilo vem, pode ser que você esteja usando produtos em excesso”, diz. “Produtos comprados por impulso, indicação do Instagram, da amiga, é preciso ter cuidado”, complementa.

A dica da médica é parar tudo, fazer um detox com xampu antirresíduo, talvez esfoliação e partir para uma rotina mais leve e organizada. A mesma coisa com a pele. “Recomece com o básico. Cleanser, filtro, hidratante. Aos poucos, inclua outros produtos.”

Siga as dicas da dermartologista:

Cabelo:

Faça um detox nos fios com um xampu antirresíduo que vai remover os restos de produtos capilares, como leave-ins, gel e mousses.

No couro cabeludo, pode ser feita uma esfoliação com argilas. No consultório, podemos combinar com peelings suaves com ácidos para limpeza mais profunda.

Em seguida, é necessário caprichar na hidratação e condicionamento do fio com uma boa máscara e o condicionador.

Depois desse reset, o ideal é combinar com a dermatologista um bom cronograma capilar, que vai levar em consideração o tipo de cabelo (fino, grosso, liso, crespo), os procedimentos de styling no dia a dia (secador, chapinha, escova), química (alisamento, clareamento, tinta), rotina de exercício físico, hora de lavagens etc. O ideal é ter uma rotina organizada e o mais leve possível, adaptada individualmente.

Rosto:

Recomece com o básico: limpeza com sabonete adequado ao tipo de pele, filtro solar e hidratante. Aos poucos, e de acordo com a prescrição do dermatologista, introduzir antioxidante, ácidos… de preferência, um de cada vez. E não ceda aos impulsos!

O dermatologista é o melhor profissional para avaliar as necessidades da sua pele e prescrever uma rotina adequada para você.

Dependendo de cada pele, pode ser indicada uma limpeza de pele, peeling de diamante, máscaras detox que absorvem as impurezas ou até um peeling para uma renovação mais profunda e completa.

Mais de Beleza