Top

Como cuidar do cabelo black power

A história do black power começou nos anos 20, quando Marcus Garvey, o precursor do ativismo negro na Jamaica, insistia na necessidade de acabar com os padrões de beleza e promover o encontro dos negros com suas raízes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Algumas décadas depois, nos anos 60, os fios afro começaram a ganhar espaço na luta por direitos civis, se espalhando pelo mundo.

Segundo o hairstylist Rudi Werner, do Werner Coiffeur, a aceitação das mulheres pela cabeleira afro as liberta da escravidão de alisamentos e secadores, mas, como todo tipo de fio, necessita de cuidados específicos. “É um corte bem volumoso, e requer cuidados especiais, como uso de leave-in e xampus para fios étnicos. Caso queira ter volume, invista em camadas. Se quiser diminui-lo, opte pelo corte mais reto”, indica o especialista.

Sobre a periodicidade de lavagem, Werner afirma que, pela estrutura capilar, a oleosidade da raiz demora muito a chegar às pontas. Portanto, o ideal é que a lavagem seja de dois em dois dias.

E quem investe neste estilo, sabe que a hidratação deve ser aliada número um para um fio saudável. “Um truque para não danificar é desembaraçá-lo fora do banho, com um pente garfo, ou uma escova de cerdas naturais.

As hidratações também devem ser frequentes, com cremes a base de jojoba e manteiga de karité e murumuru, por exemplo”, opina o expert, que atenta para o fato de sempre secar bem os fios antes de deitar. “Neste caso, use o secador para garantir que toda a cabeleira esteja seca”, recomenda Daniella Albuquerque, hairstylist do Jacques Janine Fashion Mall.

A dica da especialista é investir nos cortes redondos. “A forma arredondada pode ser feita desde os fios mais curtos até os mais compridos. E atenção ao volume no topo da cabeça, pois faz toda a diferença e muitas mulheres se esquecem. O pente garfo é o melhor amigo da mulher black power, pois ele consegue retomar o volume rapidamente”, ensina Rudi, que indica a tendência às mulheres antenadas e que não tenham vergonha de mostrar o rosto.

E para estilizar o afro com acessórios da forma mais estilosa, Daniela Fiszpan, diretora de estilo da marca que leva seu sobrenome, ensina: “As tiaras de cabelo são práticas e super fofas. Basta puxar o seu black para trás com a ajuda de alguns grampos e finalizar com uma tiara de sua preferência. Outra dica legal também é apostar em turbantes, porque as opções de amarrações são infinitas, entre elas o nó duplo. Basta passar o pano por trás da cabeça, com as pontas para cima, fazer um nó duas vezes e esconder as pontas”.

Mais de Beleza