Top

Dossiê cabelo natural – como enfrentar a transição capilar

Transição capilar é só do cabelo liso para o cacheado ou também abrange transição de outros tipos de cabelo? Essa é uma pergunta recorrente entre mulheres, então resolvemos dar as dicas de Daniela Albuquerque, hair stylist do Jacques Janine Fahsion Mall, para te ajudar a entender o processo todo. Em resposta à primeira pergunta, ela diz: “É toda forma de aceitação do seu próprio fio e deixar crescê-lo natural. Em 95% dos casos, eles vão do cacheado ao liso”, explica.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O movimento das cacheadas está muito em alta e elas estão quebrando a barreira do padrão de beleza imposto pela sociedade há anos.

Para largar o cabelo liso e voltar para o natural, a única solução é passar pela transição capilar?

Sim, com certeza a única solução é deixar os fios crescerem. A mulher pode acelerar o processo cortando sempre e deixando-os bem curtos (também chamado de big chop, ou grande corte), pois desta forma o comprimento alisado vai embora. Assim, ficaria com os fios no estilo joãozinho. No entanto, deve-se esperar que eles cresçam novamente para ficarem naturais.

Muitas mulheres acabam desistindo da transição capilar por ser demorada e pela aparência no meio do processo. Existe alguma maneira de acelerar isso? Além disso, como fazer para disfarçar a irregularidade dos fios?

Existem algumas vitaminas que aceleram o processo de crescimento dos fios, mas para isso, o ideal é procurar uma dermatologista. O babyliss pode ser um aliado para disfarçar a diferença, ou até mesmo prender os fios em um penteado. Algumas mulheres optam pelas tranças nagô.

Quais são os hábitos essenciais para quem está passando por uma transição capilar?

Os hábitos são abrir mão de qualquer química e apostar em produtos hidratantes para recuperar os fios. Deve ter acima de tudo paciência para esperá-lo passar por toda a transição.

Quais são os produtos que não podem faltar no nécessaire?

Com certeza não pode faltar uma boa máscara capilar reconstrutora, leave-in e sempre um protetor térmico, principalmente se a pessoa quiser usar chapinha e secador para os fios não ficarem destoando.

Quais são os tratamentos que ajudam durante o processo?

Tratamentos reconstrutores, como cauterizações e hidratações.

Existe algum tratamento com produtos naturais? Qual?

Sim, existem os tratamentos com óleos de coco e murumuru, que são produtos naturais e ajudam a assentar os fios, pois os mantem hidratados.

Como baixar o volume? 

Para baixar o volume sem químicas, apenas com uso de ferramentas térmicas. O uso de pente de madeira também é aconselhável.

Como dar mais formato aos cachos?

Com babyliss largo, para cachos maiores e com o método mais antigo e bem eficaz, com bobes!

Qual a dica que não pode faltar para quem está fazendo o processo?

A dica é ter bastante paciência e ter certeza de que se deseja assumir os fios naturais. Procure um bom especialista para tratar os fios e traçar um cronograma capilar com nutrições e cauterizações.

Mais de Beleza