Top

5 chás que vão te ajudar durante a quarentena

Foto: Pixabay

Com o afastamento social por conta do coronavírus, é comum as pessoas se sentirem presas e até ansiosas para sair. Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, muitos também foram aconselhados, se possível, trabalhar de casa, o que pode ser um desafio. Essa combinação de situações pode ser gatilho para outros tipos de problemas, como ansiedade, estresse, dificuldade para se concentrar, entre outros.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para evitar ou controlar essas situações, muita gente tem recorrido a técnicas mais naturais, como tomar um chá. “Preparar um chá é um momento de interiorização, em que nos conectamos com nós mesmos e conseguimos focar no momento presente, deixando de lado a ansiedade e o medo. É quase um momento de meditação. Além de vir seguido de um momento de prazer, que é a degustação”, explica Dani Lieuthier, idealizadora do Instituto CHÁ, e pesquisadora, especialista em chás e tea blender.

Assim, além das propriedades químicas de cura da fitoterapia – comprovadas cientificamente -, pode-se considerar também o efeito psicológico que tomar um chá ou infusão proporciona.

Se você também está precisando relaxar e controlar as emoções de forma natural, a Dani separou cinco dicas de chás que vão te ajudar durante a quarentena:

1. Chá para ansiedade

Nesse período de incertezas, a ansiedade é um sentimento que pode estar presente de forma regular. Os chás perfeitos para essa situação são os com infusões de: camomila, melissa, erva-cidreira, capim-limão, lavanda e folhas de maracujá. “Essas infusões são ideais para trazer calma, reduzir a ansiedade e, até mesmo, para dormir!”, explica.

2. Chá para o estresse

Os principais chás para o estresse são os de base calmante, iguais aos de ansiedade: camomila, melissa, erva-cidreira,capim-limão, lavanda e folhas de maracujá. Porém, segundo a Dani, também existe o método de inalação de óleos. “Para momentos de muita ansiedade, também é recomendado fazer inalação de óleos essenciais de plantas medicinais como lavanda, erva-doce e laranja-doce”, completa.

3. Chá para a energia

Para manter a disposição nos dias de quarentena, o ideal é o consumo de chás e infusões que contenham cafeína. O chá verde e o chá preto são ótimas opções, uma vez que possuem a teína (mesma substância que a cafeína). Seu maior benefício é que ela é absorvida lentamente pelo corpo, gerando energia mais prolongada que o próprio café. “Ao tomarmos uma xícara de café, a absorção é rápida e temos um pico de energia. Mas, o café pode trazer ansiedade, um sintoma que está atingindo muitas pessoas na atualidade e que queremos evitar”, explica Dani.

Outra infusão recomendada é o mate (Ilex paraguariensis), que possui mateína (mesma substância que a cafeína). O mate pode ser consumido de diferentes maneiras, como um mate tostado gelado batido com limão, um refrescante tererê ou, ainda, o tradicional chimarrão.

4. Chá para concentração

Um chá muito recomendado para concentração é o chá verde. Historicamente, o chá verde era consumido pelos monges budistas para propiciar o estado de meditação, com atenção e calma ao mesmo tempo. Outro chá muito bom para consumir quando quer se concentrar é o chá escuro, que é fermentado. De acordo com a Dani, “muitos o conhecem como Pu’erh, que é a cidade de origem desse tipo de chá. Além de ser muito digestivo, ele também proporciona uma clareza mental e mantém o foco e a atenção”.

5. Chá para a imunidade

Existem diversos chás para a imunidade, como: hibisco, folha de oliveira, botões de rosa, casca de laranja, gengibre, hortelã.

Foto: Pixabay

Lives

Ficar recluso em casa pode ser um desafio e gerar muita ansiedade. Pensando nisso, o Instituto CHÁ, com patrocínio da Moncloa Tea Boutique e apoio da The Ketlle, do movimento SlowTea Brasil e do Congresso de Felicidade, está com programações inéditas para ajudar a solucionar esses incômodos.

O projeto, que começou na primeira semana da quarentena, agora toma nova forma: “o retorno foi tão positivo que resolvemos estendê-lo por tempo indeterminado. Em abril, vai acontecer de terça a domingo em diferentes horários do dia”, conta Dani.

As lives, que já acontecem todos os dias pelo Instagram do Instituto CHÁ (@institutocha), trazem diferentes especialistas como convidados, entre eles pessoas envolvidas no mercado dos chás ou ervas medicinais, professoras do Instituto Chá, empreendedores, professores de ioga, entre outras diversas profissões e áreas.

Com assuntos relacionados ao mundo dos chás, ervas medicinais e aromáticas, saúde, bem-estar e empreendedorismo, cada programação ao vivo terá um assunto diferente em sinergia com a temática trazida pelo convidado da vez. “Os assuntos são bem variados. O objetivo é trazer mais leveza para esse momento com boas conversas enquanto tomamos juntos uma xícara de chá e que de alguma forma possam inspirar e tranquilizar o telespectador”, explica.

Para aprofundar mais esse conteúdo aproveitando esse momento de produção de conteúdo online, o Instituto CHÁ, junto a parceiros e professores, começou a produzir podcasts e cursos digitais. O intuito é conseguir levar o mesmo conteúdo das lives para a casa das pessoas sem limitações de horário, como acontece no Instagram, e de forma completa.

Mais de Lifestyle