Top

Dia Nacional da Cachaça: aprenda drinks diferentões

Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia Nacional da Cachaça. A bebida, que é um dos maiores clássicos e patrimônio dos brasileiros,  possui o ingrediente principal para o drink assinatura de nosso País: a caipirinha. No entanto, a cachaça vai muito além da mistura com frutas e açúcar e pode fazer parte de drinks diferentões.

Mitos e verdades sobre a cachaça

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Conversamos com três bartenders que nos passaram receitas incríveis com cachaça. Fernando Spolaor é o responsável pelo bar ICHI e foi convidado por Jaqueline Dias, bartender do Trabuca, no Itaim, em São Paulo, para criar uma carta especializada em cachaça em conjunto, disponível a semana inteira. Já Laércio Zulú, bartender do bar Obelisco, assina drinks especiais para data no lugar, que fica no do restaurante Vista, no Ibirapuera, também em São Paulo. O Porto Luna, bar que abriu recentemente na Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, também dividiu com a gente uma de suas receitas com chachaça.

Veja abaixo!

PINICILINA, por Fernando Spolaor

Ingredientes:

50 ml de cachaça Nega Fulo Carvalho

20 ml de limão taiti

20 ml de xarope de cumaru

2 fatias finas de gengibre

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na coqueteleira com gelo e bata. Com o auxílio de uma peneira, passe o líquido para um copo baixo com gelo, por fim, decore com 2 fatias de gengibre.

BANZEIRO, por Laércio Zulú

Ingredientes:

50 ml de Ypioca empalhada

20 ml suco de limão

10 ml de xarope de açúcar

1 colher de vinho malbec

Complete com espuma de gengibre

Modo de preparo:

Acrescente a cachaça, suco de limão e o xarope de açúcar em um copo baixo. Misture. Acrescente a colher de vinho tinto. Ela dará o efeito degradê. Finalize com espuma de gengibre.

TIKI MANGO, do Porto Luna

Ingredientes:

50 ml cachaça de jambu

30 ml purê de manga

15 ml xarope de especiarias

20 ml suco de limão

Espuma de gengibre

Um ramo de tomilho

Modo de preparo:

Misture a cachaça, o purê de manga, o xarope e o suco de limão na coqueteleira. Depois, acrescente a espuma de gengibre e o ramo de tomilho para decorar.

Mais de Lifestyle