Top

Mitos e verdades sobre a cachaça

Considerada patrimônio nacional, a cachaça é uma das bebidas preferidas do brasileiro. Segundo João Almeida e Leandro Dias, autores do livro “Os Segredos da Cachaça”, a denominação é uma conquista do produtor nacional. O livro, que está recheado de curiosidades, apresenta alguns mitos e verdades sobre a bebida. Conheça o que é verdade e o que não é abaixo:

Cachaça deve ser bebida em goles pequenos

Verdade! Como qualquer outro destilado, a cachaça deve ser bebida em pequenos goles e não de uma vez só, como um shot. Como a bebida pode ter sido envelhecida em mais de 30 tipos de madeira, beber a cachaça lentamente permite que o degustador perceba sua complexidade sensorial.

Cachaça e pinga são coisas diferentes

Mito! “Pinga” é apenas mais uma entre as milhares denominações que a bebida tem. Existe o costume de chamar o que é bom de cachaça e o que é ruim de pinga, mas isso não é verdade. A origem desse nome vem do momento de destilação da bebida, quando o vapor se transforma em líquido e começa a pingar no alambique.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Você pode beber cachaças feitas em outros países

Mito! Se você quer apreciar a verdadeira cachaça, ela deve ter sido feita aqui, pois essa é uma denominação brasileira. O destilado de cana-de-açúcar produzido em outros países é chamado de aguardante. Como a cana se adapta ao clima tropical, é possível que outros países produzam a bebida ao dominar técnicas de fermentação e destilação.

Cachaça deve ser bebida em copo de vidro

Verdade! Um dos principais aspectos da bebida é o visual e, só com um copo de vidro, é possível observar sua limpidez, transparência e cristalinidade. João Almeida e Leandro Dias aconselham que a bebida seja tomada em uma taça padrão ISO, vendida em qualquer loja especializada do ramo.

Cachaça boa é cachaça cara

Mito! Existem muitas opções no mercado com preços mais em conta e de boa qualidade. Mas é óbvio que uma cachaça bem produzida, que agrega a história de um alambique, com uma proposta de marketing diferenciada, que tenha um bom rótulo e uma boa garrafa terá a tendência de ter um preço maior.

Mais de Lifestyle