Top

Com novo bebê real, Princesa Charlotte estabelece marco na história britânica

Segunda filha do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, a Princesa Charlotte acabou de ganhar um irmão caçula.

Com a novidade, além de ter mais uma companhia para brincar nos jardins reais, a pequena de quase três anos fará história no campo da igualdade de gênero.

Até pouco tempo atrás, o nascimento de um caçula do sexo masculino faria Charlotte perder seu lugar na linha sucessória à Coroa Britânica. Ela, no entanto, será a primeira princesa na história do Reino Unido a não ter que abrir do posto pelo simples fato de ser mulher.

A mudança foi oficializada em 2013, e estabelece que qualquer bebê real nascido depois de 2011 terá seu lugar na linha de sucessão independentemente do gênero.

A decisão é de grande importância porque reconhece que mulheres são tão capazes de ocupar o posto máximo da monarquia quanto homens – a bisavó de Charlotte, Rainha Elizabeth, está no trono há 66 anos para provar a tese.

Linha de sucessão

Vida longa à rainha! Mas quando Elizabeth falecer, seu filho Charles será empossado como o novo rei do Reino Unido. O Príncipe William aparece como o terceiro da linha sucessória, seguido de seu filho George e da filha Charlotte, e, por fim, o recém-nascido que ainda não teve o nome divulgado.

A pricesa, portanto, é a 4ª na linha sucessória e poderá ser rainha caso algum incidente impeça seu irmão mais velho, George, de reinar.

 

Mais de Lifestyle