Top

4 sinais de que sua pele está envelhecendo rápido

Há um simples fato que não podemos mudar: nosso corpo envelhece a cada dia. “A pele, como o maior órgão do corpo, certamente não é uma exceção a essa regra, e é por isso que a proteção diária contra agentes nocivos à pele (raios UV, poluição, fumo) é uma necessidade definitiva”, diz o cirurgião plástico Dr. Mário Farinazzo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas como sabemos se nossa pele está envelhecendo mais rápido do que deveria? “Nossa pele dá alguns sinais que podem ser encarados como dicas de que não estamos tendo o cuidado adequado com ela”, acrescenta o médico, que lista abaixo quatro sinais de alerta do envelhecimento dados pelo tecido cutâneo:

Sinal de alerta 1: Manchas marrons entre os 20 e 30 anos

Muitas pessoas observam as rugas como um sinal claro de envelhecimento, mas antes delas as manchas escuras aparecem como um sinal óbvio do envelhecimento da pele. “Elas surgem por causa do excesso de exposição solar sem a devida proteção da pele. Lembre-se: não existe bronzeado seguro. Para proteger a pele do envelhecimento rápido demais e do possível desenvolvimento de câncer de pele, use FPS 30 de amplo espectro ou mais, repassando a cada duas horas. Use filtro solar mesmo quando está nublado”, diz o médico.

Sinal de alerta 2: Flacidez de pele no pescoço e colo

O pescoço tem uma pele extremamente fina e está entre as primeiras áreas da pele a mostrar sinais de envelhecimento. “Geralmente, essas áreas do pescoço e do colo são esquecidas na rotina de cuidados com a pele, de forma que os agressores ambientais, aliados aos maus hábitos de alimentação e consumo de álcool, podem favorecer o aparecimento de flacidez e rugas nessa região. Para ajudar a recuperar e revitalizar a pele seca e áspera, use um hidratante formulado com ácido hialurônico. No consultório, podemos fazer uso de procedimentos injetáveis (toxina botulínica e ácido hialurônico). A toxina botulínica pode ser usada para suavizar as linhas do pescoço enquanto os preenchimentos de ácido hialurônico com partículas menores podem ser usados para linhas finas e rugas, a fim de suavizar e rejuvenescer o pescoço”, acrescenta o médico.

Sinal de alerta 3: Perda de umidade na pele

Com o envelhecimento, ocorre a perda de umidade da pele, que na maioria das vezes leva à coceira. Combine isso com uma taxa mais lenta de renovação celular e a sua pele ficará endurecida, seca e áspera ao longo do tempo. Para ajudar a combater os efeitos colaterais e revitalizar a pele, são indicados hidratantes com ação antienvelhecimento e esfoliação regular com ácidos prescritos por médicos. Aplicações mais superficiais de ácido hialurônico podem ajudar a combater o problema.

Sinal de alerta 4: Rugas e perda de volume facial

Nossa pele naturalmente diminui a produção de colágeno e elastina – dois componentes-chave da pele – entre os vinte e os trinta e trinta e poucos anos. Como resultado, é provável que algumas rugas e linhas finas surjam aqui e ali. “Se você faz muitas expressões faciais ou dorme de lado, esses sulcos e recuos podem demorar mais para voltar ao lugar. Se você perceber um número maior de rugas no início dos vinte anos, isso pode ser um sinal de muitos danos causados pelo sol. Esse problema pode ser resolvido com ajuda das neurotoxinas e preenchimentos injetáveis. Consulte um médico que irá avaliar sua pele e indicar o melhor tratamento para o seu caso”, finaliza o médico.

Mais de Beleza