Top

Prós e contras de três procedimentos que dão volume aos lábios

Atualmente, um dos assuntos mais comentados quando se fala de beleza é a harmonização facial – intervenções que mexem com nariz, bochecha e no tamanho dos lábios. Com a popularização da técnica, mais pessoas procuram maneiras de alcançar uma “boca carnuda”, mas é importante saber sobre o tempo de recuperação, nível de dor e resultados esperados de cada procedimento.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“A principal complicação é o erro de diagnóstico e hipercorreção. As proporções e características de cada paciente devem ser respeitadas. Lábios como da Angelina Jolie não ficam bem em todo mundo e qualquer técnica tem limitações. Repor apenas o contorno muitas vezes é o suficiente, não sendo necessário aumentar o volume”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance. Veja as vantagens e desvantagens das três técnicas principais:

Preenchimento com ácido hialurônico
Vantagens: “Por ser uma substância biocompatível – o ácido está presente naturalmente no nosso organismo -, a chance de haver rejeição ou do organismo interpretá-la como corpo estranho é pequena. O método de aplicação é simples, realizado em consultório, e não demanda muitos cuidados pós-procedimento”, afirma a médica.

Desvantagens: Segundo Beatriz, a técnica é extremamente dolorosa, por isso é necessário bloqueio semelhante à anestesia de dentista, que anestesia todo o lábio superior. Além disso, o resultado é temporário e tem duração em torno de 9 a 12 meses.

Riscos: Podem ocorrer complicações inerentes a qualquer procedimento, como hematomas e infecção. O procedimento deve ser feito por profissionais habilitados, com profundo conhecimento de anatomia e das características de cada produto.

Preenchimento com gordura do próprio paciente
“O enxerto de gordura é feito em centro cirúrgico, normalmente como complemento de procedimentos cirúrgicos. A gordura é retirada do próprio paciente com cânulas muito finas e colocada nos lábios, em pequenas quantidades. A gordura, em alguns pacientes, é total ou parcialmente absorvida, em outros, ela permanece como preenchimento permanente”, explica a médica.

Vantagens: quando comparado ao preenchimento com ácido hialurônico tem efeito mais duradouro, por isso o custo benefício é maior. “Além disso, a gordura possui células tronco que promovem a estimulação do colágeno, o que melhora o aspecto da pele”, acrescenta a cirurgiã.

Desvantagens: o resultado não é previsível, deve ser feito em centro cirúrgico e podem ser necessárias mais de uma sessão. Segundo Beatriz, é preciso tomar muito cuidado com a hipercorreção, já que a remoção da gordura injetada é difícil, por isso, o ideal é realizar gradativamente.

Riscos: hematoma, necrose, não integração da gordura, infecção e todos os problemas inerentes a um procedimento cirúrgico, somado à assimetria – pois a absorção da gordura é inexata, o que não permite ao médico ter absoluta certeza de como o lábio ficará.

Plástica de aumento
Vantagens: 
a cirurgia, conhecida como Bardotização (em referência a Brigitte Bardot), tem como método mais simples e prático a ressecção (retirada de tecido) de uma porção da pele acima do lábio superior ou abaixo do lábio inferior. Depois, o médico faz uma sutura, o que leva ao aumento da região com eversão, ou seja, reviramento de da vermelhidão do lábio para fora.

Desvantagens: Existe uma cicatriz na linha entre o vermelhão dos lábios e a pele, as suturas são delicadas, mas a qualidade da cicatriz depende do paciente. É necessário uso de anestesia, em centro cirúrgico, e cuidados pós-operatórios.

Riscos: Há possibilidade de complicações habituais de procedimento cirúrgicos, como infecção e hematomas, mas também com a qualidade das cicatrizes.

Mais de Beleza