Top

Suplementos: descubra qual o mais indicado para cada objetivo 

Creatina, maltodextrina, Whey Protein. Eles são velhos conhecidos dos frequentadores assíduos de academia: os suplementos alimentares. Adotados como uma estratégia na busca por uma melhor performance e resultados da musculação, cada suplemento tem uma função que varia de acordo com a modalidade, fase de treinamento, dose e tempo consumo.

Antigamente a suplementação era utilizada apenas por atletas de alto rendimento, mas hoje o cenário é bem diferente e segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), os suplementos estão em 54% dos lares brasileiros. Daniel Cohen, atleta e fundador do e-commerce Mundo Maromba, explica que os suplementos devem ser empregados com cuidado e observando o objetivo final.“É importante salientar que eles devem estar de acordo também com a dieta, visto  que tem a função de complementar a ingestão de nutrientes. Para atingir o resultado desejado, eles devem ser alinhados a fatores como treino, disciplina, trinômio alimentar e paciência além do sono reparador”, orienta Cohen.

Para perder peso
Os mais indicados nesses caso são os termogênicos, que são eficientes na perda de peso pois garantem aumento na queima de gordura por acelerar o metabolismo. Nesses, o principal componente suplementar é a cafeína, que quando ingerida confere grande quantidade de energia e disposição necessárias para realizar os exercícios da academia. “São os mais apropriados para a perda de peso porque garantem que não haverá preguiça ou falta de disposição para ir para a academia, e também facilitam a perda de gordura localizada”, diz.

Ganho de massa muscular
Nesses casos os suplementos a base de proteínas são os mais indicados. Como é o caso do Whey Protein, suplemento desenvolvido com base na proteína do soro do leite. “Esse nutriente é essencial para que investe em treinos de hipertrofia, já que a proteína é a matéria-prima para o ganho muscular”.

O profissional alerta que pessoas com intolerância a lactose não devem fazer uso de Whey, e recomenda que o uso seja feito apenas por quem faz atividade física, tomado-o preferencialmente depois do treino, para ajudar na recuperação muscular.

Para não perder massa magra
Ideal para quem busca garantir energia sem queima de gordura ou perda de peso, os hipercalóricos atuam com eficiência tanto para pessoas muito magras quanto para quem realiza treinos de alta intensidade. “No geral os suplementos de maltodextrinas, e feitos à base de milho são os mais eficientes em garantir grande quantidade de carboidratos que alimente o corpo durante toda a duração do exercício e deve ser tomado de preferência, antes dos treinos”.

O profissional alerta que não apenas para os a base de carboidratos, como para qualquer outro suplemento, o atleta ou frequentador de academia deve consultar um médico especialista para verificar o que o corpo precisa e pode suportar. Além disso, o auxílio de personal é fundamental para indicar o treino adequado e garantir o máximo de desempenho e resultado dos exercícios.

Mais de Beleza