Top

Bulletproof coffee, golden milk e sucos detox: cinco mitos e verdades sobre bebidas funcionais

Frequentemente, fórmulas mágicas são criadas e se tornam parte da dieta de diversas pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável ou emagrecimento rápido. E foi assim que as chamadas bebidas funcionais ganharam cada vez mais adeptos, entre elas o bulletproof coffee, o golden milk e os sucos detox.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O bulletproof coffee (“café à prova de balas”, em português) é composto por café, manteiga e óleo de coco e tem como objetivo principal manter a pessoa saciada logo pela manhã, reduzindo a fome e aumentando a queima de gordura. Já o golden milk é uma mistura de leite vegetal, açafrão e outras especiarias e tem a mesma função dos sucos detox (que existem em diversas receitas): eliminar toxinas que sobrecarregam o organismo.

Glaudia Bernardi, nutricionista funcional, explica que é necessário ter bastante cuidado, porque essas bebidas não dão resultado sem outros cuidados com a saúde física e emocional. “Vejo muitas pessoas recorrendo somente a esses meios de emagrecimento 0 sejam as bebidas funcionais ou dietas restritivas. É preciso muita atenção porque, além da alimentação, a mente deve estar alinhada a esse propósito”, explica a especialista.

Para esclarecer melhor o assunto, veja alguns mitos e verdades sobre essas receitas:

Não é necessário se preocupar com a quantidade ingerida dessas bebidas
Mito. Não é raro ver pessoas bebendo drinks funcionais o tempo todo, sem se preocuparem com o que isso pode causar. Mas, segundo Gladia, o corpo acaba se tornando imune a algo que é ingerido sem controle algum. Além disso, a nutricionista reforça que muitas dessas bebidas têm um valor calórico alto, o que acaba prejudicando ainda mais a saúde de quem as toma.

“Nada que é feito em excesso é positivo, pois o que faz o veneno é a dose. Mesmo que o objetivo dessas bebidas seja positivo, o resultado pode te fazer mal e sua saúde e mente irão dar sinais disso”, afirma Gladia.

Bebidas funcionais têm mais benefícios do que apenas ajudar a emagrecer
Verdade. Quando há cuidado com as quantidades ingeridas, elas podem alcançar mais benefícios do que apenas o emagrecimento. “Os sucos detox, por exemplo, são diuréticos, ajudando a eliminar o excesso de sódio do corpo. Outros pontos positivos são o aumento da energia, aceleração do metabolismo e melhoria da digestão”, acrescenta Gladia.

Segundo a especialista, o golden milk é composto por ingredientes que contém composto digestivos, que funcionam como anti-inflamatórias e antioxidantes naturais, e ajuda a controlar a ansiedade.

Quem ingere bebidas funcionais não precisa se preocupar com a alimentação
Mito. Apesar desses drinks serem aliados no emagrecimento, não há como trabalharem sozinhos. Por isso, é necessário que a alimentação não seja deixada de lado e um dieta saudável e regrada é sempre essencial para alcançar resultados positivos. “Se a pessoa quer alcançar um objetivo, é preciso trabalhar a mente junto com o corpo, para entender o que ele de fato precisa”, acrescenta a especialista.

As bebidas funcionais são saudáveis
Verdade. Mas é preciso lembrar que não vale apostar todas as fichas nesse método, se os outros cuidados com sua saúde forem negligenciados. “As pessoas acreditam que podem comer o que quiserem, pois só tomar o suco irá fazer com que as calorias ingeridas desapareçam. Mas não é assim que funciona, e é por isso que o uso da mente é essencial nesse processo”, lembra Gladia.

Vou tomar essas bebidas e emagrecer definitivamente
Mito. É impossível ter a certeza de que algo é para sempre, principalmente quando falamos do nosso corpo. O emagrecimento é algo que precisa ser trabalhado com força de vontade e é necessário manter firme a ideia de que essa é uma decisão diária. Essa mudança é árdua para quem não tem o costume de seguir uma alimentação saudável e regrada, mas não quer dizer que seja impossível.

 

Mais de Beleza