Top

Gramado no inverno: como aproveitar a região durante a estação mais fria do ano

Gramado – Foto: Divulgação/Istock

Um dos destinos clássicos para os amantes do frio de inverno, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um pedaço da Europa no Brasil. De fortes tradições alemãs e também italianas, a cidade oferece diversas atrações para além das belas paisagens, marcadas pela forte presença das araucárias, árvore típica da serra gaúcha. A culinária típica, as baixíssimas temperaturas e o famoso festival de cinema são o ponto alto da viagem.

O registro comum de precipitação de neve na cidade faz com que o fenômeno natural seja um dos principais chamarizes de turistas para a região. É comum que os termômetros registrem zero grau nesta época do ano. Por consequência, o cenário desenhado pelas geadas é algo marcante para quem visita Gramado. Ao redor do evento, uma ampla infraestrutura turística se desenhou, tornando a cidade um dos grandes destinos do país.

É o lugar ideal para se provar um bom vinho ou pratos quentes perto de uma lareira, principalmente o fondue, servido por vários restaurantes da cidade. O caráter romântico da cidade ainda faz jus à chamada Rota Romântica, caminho que sai de Porto Alegre e termina justamente em Gramado. Logo, é um roteiro comum para os casais apaixonados. Para esquentar, nada melhor que um passeio pela cidade para conferir seu charme.

A região central da cidade possui várias praças e atrações culturais interessantes. Há também parques temáticos com obras feitas todas em chocolate e até mesmo parques para prática de esportes de neve, como esqui e snowboard, mesmo que o evento climático não apareça, uma vez que ali se produz neve artificial. Para tanto, são necessárias roupas bem quentes, indispensáveis para quem visita a cidade.

A igreja matriz São Pedro, de estilo arquitetônico romano e com grandes vitrais pintados à  mão, também é uma atração presente no centro da cidade, assim como os relógios suíços com seus termômetros, que justificam o apelido de Suíça brasileira à cidade. Não longe dali, é possível conferir o primeiro café colonial do Brasil, uma visita que deve estar em qualquer roteiro que passar pela cidade.

Pouco antes de acabar o inverno, já pelo mês de agosto, é possível conferir o Festival de Cinema de Gramado. Internacionalmente famoso, o festival premia filmes nacionais e também latino-americanos, portugueses e espanhóis. Não raro, diversas celebridades desembarcam na cidade para acompanhar a premiação. Antes do resultado final, os filmes concorrentes são exibidos em alguns pontos da cidade.

Para garantir presença ainda neste inverno na cidade, é importante correr: a cidade fica bastante concorrida nesta época do ano, principalmente devido às férias escolares. Para chegar lá, as melhores opções para quem vem de outros estados é viajar por avião, que pousa no aeroporto de Porto Alegre e também no de Caxias do Sul, seguindo viagem até o destino por meio de carro, por exemplo, facilitando, inclusive, o deslocamento na cidade pelos pontos turísticos.

Mais de Lifestyle