Jeep Compass 4xe híbrido plug-in – Foto: Divulgação
Andamos no novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, e a sensação foi única. Primeiro jipe 4×4 híbrido que possui seletor de terrenos: 4WD Low, 4WD Lock, HDC e Park Assist, o carro é incrivelmente fácil de dirigir e responde aos comandos de forma imediata, sendo uma condução tranquila e segura em qualquer piso.
Ele possui teto solar e bancos em couro, com um ar-condicionado de causar inveja aos que necessitam de um ambiente de direção mais frio, com controle manual e automático. Tanto o banco do motorista (elétrico) como do passageiro possuem regulagem de altura e inclinação do encosto, tornando a viagem mais agradável e com uma visualização perfeita do corpo frontal do veículo.
O porta-malas amplo propicia um carregamento confortável de bagagens e a abertura e fechamento da porta pode ser feito tanto com as mãos como com o pé, passando na parte traseira e abaixo do carro, o que facilita na hora das compras, entre outras coisas.
O Compass 4ex é o primeiro fruto de uma série de produtos eletrificados que a Jeep reserva para o Brasil. Famosa por ter carros mais pesados, a empresa privilegiou o conforto e a facilidade de dirigir com sua nova versão. Para se ter uma ideia, o carro reúne toda a expertise da marca para entregar capacidade off-road com eficiência e performance. Entre os principais de série há uma ampla oferta de avançadas assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.
Jeep Compass 4xe híbrido plug-in – Foto: Divulgação
Quanto à autonomia, é possível rodar com o veículo sem gastar uma gota de combustível por até 44 km. E há ainda o modo e-Save, que recarrega a bateria enquanto o motor térmico atua. O carro é extremamente silencioso no motor elétrico, mas ganha robustez e uma pegada mais pesada quando o motor à combustão é acionado, sem perder sua facilidade de dirigir.
Agora a pergunta que não quer calar – e o carregamento. Bem, todos os clientes Jeep podem recarregar seus carros gratuitamente nas concessionárias, além de outros postos de alimentação elétrica, como em shoppings, por exemplo. Mas se a ideia for carregar em casa, a facilidade é a mesma. O carro já vem com um carregador doméstico portátil e de simples manuseio. Basta ter uma tomada de três pinos 110V/220V para que a alimentação seja possível. O proprietário pode escolher entre carga de 4 horas e 20 horas, dependendo da tensão escolhida. Há a possibilidade ainda de adquirir um carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX, ambos homologados pela marca. O aparelho dispensa instalação trifásica e a recarga completa se conclui em cem minutos, no modo mais rápido, ou nove horas, no mais lento.
Jeep Compass 4xe híbrido plug-in – Foto: Divulgação
A exemplo de outros veículos elétricos, o proprietário do Compass 4xe pode programar o recarregamento da bateria, utilizando, assim, momentos em que a tarifa é mais barata.
Ah, ele também tem mecanismo que ajuda a estacionar, além de câmera 360º, ampliando a visão do condutor.
O Compass 4xe está disponível em quatro cores: Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade, e seu preço sugerido é de R$ 338,4 mil.