Top

Decoração: como combinar designs diversos na casa

Foto: Divulgação/Istock

Ao pensar na decoração da casa, uma importante definição decorativa é qual será o estilo dos ambientes, e as opções variam desde o design mais clássico até o mais rústico. No entanto, pode ser uma tarefa difícil contemplar todos os gostos daqueles que irão residir no local; nesse sentido, a escolha de apenas um estilo possivelmente não abarcará o gosto pessoal de cada um.

Em casos como esse, é possível utilizar um mix de estilos diversos para atender às demandas de decoração da casa. Além de criar um espaço personalizado, a combinação poderá resultar em originalidade, versatilidade e equilíbrio visual, além de ressaltar o ecletismo dos moradores. No entanto, é preciso ter cuidado ao realizar a combinação dos estilos, guiando-se por técnicas que auxiliarão no processo.

Foco principal

Mesmo que a ideia seja misturar os estilos, é necessário definir qual será o predominante, de maneira que ele se torne a base da decoração dos espaços. A imposição desse estilo pode ser feita através de elementos-chave, como a escolha dos móveis ou dos materiais que os compõem, bem como a valorização de um conjunto de cores específicas.

Dessa maneira, será mais fácil definir quais incorporações são passíveis de realização, levando em consideração esse estilo base que permeia todos os espaços da casa, bem como as pequenas variáveis de outros estilos que serão atribuídos a ele.

Conexões

É comum, ainda que sejam estilos diferentes, que hajam pontos de conexões possíveis de exploração, como é o caso do estilo moderno com o minimalista, que, uma vez combinados,  trazem um aspecto de simplicidade e praticidade, inerentes aos modos de vida atuais. A combinação também pode partir da oposição, como no estilo rústico e industrial, posto que ambos valorizam materiais naturais e texturas.

Vale ressaltar que as cores são elementos imprescindíveis na decoração, e é importante certificar-se de equilibrar proporções e cores para criar uma harmonia. Evitando contrastes resistentes que sobrecarregam o ambiente e geram desconforto visual.

Experimentação

É importante não deixar de enxergar a decoração como um momento de liberdade criativa, e por isso a experimentação é bem-vinda, seja para estimular a autonomia decorativa, seja para proporcionar uma experiência visual agradável àqueles que frequentam o espaço. Portanto, vale misturar a intuição pessoal com técnicas que possam guiar até um resultado final criativo, além da possibilidade de adaptação às necessidades específicas da casa.

Seja nas capitais como São Paulo ou em cidades próximas, geralmente buscadas por aqueles que querem ter contato com a região metropolitana sem, de fato, morar na capital, existe a opção de casa para alugar em Santo André, por exemplo. Em ambas as possibilidades, é importante manter-se atualizado nas tendências, a fim de buscar inspiração para decorar a casa nova.

Mais de Lifestyle