Top

Por um lifestyle mais verde: como aderir a práticas sustentáveis no seu dia a dia

Saiba como reduzir a pegada de carbono da sua rotina – Foto: iStock

Pauta de acordos internacionais, das grandes empresas e também do dia a dia dos cidadãos, as mudanças climáticas fazem sentir na pele que algo não vai bem com o planeta. As crescentes catástrofes naturais, as temperaturas alteradas ao redor do globo, entre outros efeitos percebidos por todos, acendem o alerta sobre a urgência do tema e o que se pode fazer a respeito.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Enquanto as queimas de combustíveis fósseis, a devastação de florestas e poluição de rios não cessam, um trabalho árduo operado pelos órgãos ambientais e de polícia competentes, resta o pouco que está ao alcance, ou seja, o que cada um pode fazer para tentar contribuir para  um futuro mais sustentável, para esta e, principalmente, para as próximas gerações.

Muito se debate sobre o que se pode, de fato, ser feito. Na realidade, a própria rotina esconde atitudes que, se tomadas com mais consciência, podem contribuir muito com o planeta. A adesão a um lifestyle mais verde passa por uma mudança de pensamento que envolve ter mais percepção sobre o que se consome, o que se come e o que se veste.

Um dos bens mais valiosos, mas ao mesmo tempo dos mais afetados pela poluição e pelo uso errado, é a água. Seu manejo incorreto e a falta do uso sustentável resultam em escassez para bilhões de pessoas. Segundo a ONU, mais de 2 bilhões de pessoas não têm água potável para beber. Mesmo o Brasil, país que detém 12% da água doce do planeta, não atende a necessidade de todos, devido à desigualdade e ao mau uso do recurso.

Por essa razão, qualquer economia é válida. Banhos mais curtos, reutilização da água da máquina de lavar, fechar a torneira ao ensaboar a louça e ao escovar os dentes já contribuem com a economia de centenas de litros de água diariamente. Economizar água também resulta em contas mais baixas, ajudando no bolso. O mesmo é válido para energia elétrica.

Opte por eletrodomésticos mais econômicos e eficientes, que possuam selo Procel. Retire aparelhos sem uso da tomada, pois estes gastam energia mesmo quando não utilizados. Lâmpadas de LED reduzem muito o consumo e são mais baratas e duráveis que as fluorescentes – deve-se trocar todas que puder. E, claro, apagar as luzes quando não houver ninguém no cômodo.

Outra atitude sustentável e que vem ganhando mais espaço, principalmente pelo investimento crescente em coleta seletiva, é a reciclagem. Um bom começo é separar o que é lixo seco, como embalagens, do que é orgânico. Aqueles devem ser colocados em lixeiras com o indicativo do respectivo material. Muitas destas lixeiras já podem ser encontradas em praças e condomínios, facilitando a adesão à atitude correta.

Além disso, praticamente tudo pode ser reciclado e reutilizado, bastando um pouco de criatividade. Roupas que iriam para o lixo podem ser repaginadas e virar um look completamente novo. Em se tratando de moda, ecobags caem muito bem no vestuário, além de poupar sacolas plásticas que fatalmente acabariam por poluir muito mais. Aliás, o plástico é o inimigo número um do meio ambiente.

A própria produção de roupas é uma indústria muito poluente e uma das maiores consumidoras de água do planeta. Por isso, é importante comprar peças duráveis e consumir menos fast fashion. Para contribuir ainda mais com o planeta, ainda há a opção de investir em energias alternativas, que estão mais acessíveis hoje em dia, por meio de financiamento solar, por exemplo.

Mais de Lifestyle