Top

Entenda como transformar sua casa em uma smarthome

Foto: Divulgação

Uma casa conectada, mais segura e confortável, com diversos recursos sendo acionados a distância, capazes de realizar várias tarefas diferentes ao mesmo tempo. O que parece coisa de desenho animado futurista, na verdade, já é realidade! E as mulheres estão particularmente animadas com isso: é uma forma interessante e inteligente de aliviar as muitas tarefas do dia a dia.

Os dispositivos necessários para transformar uma casa comum em uma smarthome, ou casa inteligente, são acessíveis, embora possa parecer que não em um primeiro momento. Com eles, é perfeitamente possível automatizar uma série de funções, especialmente as concernentes à segurança doméstica.

Ter a certeza de que tudo corre bem com um filho pequeno no quarto ao lado durante a noite ou ao sair para trabalhar é algo que não tem preço. Câmeras com monitoramento por Wi-Fi, por exemplo, são grandes aliadas. Acionadas de praticamente qualquer lugar, armazenam gravações em nuvem e ainda podem operar como uma babá eletrônica, inclusive com visão noturna.

Sensores de porta e janela também podem ser instalados para garantir que nenhuma movimentação suspeita passe despercebida. Capazes de gravar quaisquer movimentos, além de emitir alertas para smartphones, os sensores ainda podem ser instalados em gavetas e armários, por exemplo, de modo a avisar sobre qualquer investida em medicamentos ou materiais perigosos.

Outro sensor de segurança que emite sinais para smartphones quando detecta qualquer ameaça são os sensores inteligentes de fumaça ou gás. Geralmente equipados com aviso sonoro e indicadores luminosos, ainda são ligados diretamente ao Wi-Fi, trazendo assim mais praticidade.

Fechaduras por biometria dispensam chaves e, por isso, também aquele constrangimento de chamar um chaveiro quando não se lembra onde as deixou. Por meio da impressão digital ou também de uma senha predefinida, é possível entrar em casa sem maiores problemas. Contam ainda com sistema de “autotravamento”, garantindo assim que a tranca está devidamente acionada. Podem ser acionadas remotamente também.

Além dos dispositivos de segurança, há aqueles que contribuem para um lar mais eficiente energeticamente, o que implica em contas de consumo mais baratas, e facilitam até tarefas simples, como acionar um interruptor. Isso porque as lâmpadas smart, por exemplo, podem ser acendidas a distância, por comando de voz ou por meio de um smartphone. Por serem de LED, são mais econômicas e ainda trazem uma gama de cores e temperaturas de cor.

Tomadas inteligentes permitem o acionamento programado de diversos eletrodomésticos e até mesmo simples carregadores de celular, atuando na prática na automação de quaisquer equipamentos eletrônicos. Podem ser acionados por voz e smartphone a distância. Além disso, há modelos que permitem o acompanhamento do consumo de luz em tempo real e programação de uso.

Já bastante famosos internet afora, os robôs aspiradores são grandes aliados no lar. Capazes de mover-se autonomamente pela casa, inclusive desviando de obstáculos, ainda são inteligentes a ponto de saberem quão intensa deve ser a limpeza, a depender da quantidade de sujeira e tipo de piso, escolherem a melhor rota dentro da casa, como também esvaziar seu próprio compartimento de pó.

Com um pouco de pesquisa e investimento, é possível achar os melhores produtos que melhor se encaixam na rotina diária. Geralmente de simples instalação e de grande retorno em termos de segurança e praticidade, não é difícil conseguir uma casa inteligente. O futuro chegou, e ter o controle pode estar à palma da mão.

Mais de Lifestyle