Top

Do medo à autonomia: morar e dirigir em cidades movimentadas

Foto: Divulgação/Istock

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas largassem as grandes cidades ou pelo menos tivessem experiências mais monótonas enquanto trabalhavam de home office e tinham poucas atividades de lazer outdoor.

No entanto, enquanto o mundo começa a se recuperar, muitas pessoas estão voltando a seus afazeres do dia a dia e, em muitos casos, tendo que voltar para os centros urbanos.

Depois de um tempo vivendo na tranquilidade, é comum sentir receio ou até mesmo um pouco de ansiedade para enfrentar essa cultura mais frenética. Porém as grandes cidades também podem trazer maior sensação de liberdade e autonomia.

Para você aproveitar melhor essas regiões, separamos algumas dicas que oferecem segurança e bem-estar nesses lugares.

Procure bairros de fácil acesso

Ao escolher onde morar, preste bastante atenção à facilidade de acesso que a região tem a outros lugares da cidade. Especialmente se você for morar distante do trabalho ou local de estudo, é importante que pelo menos esteja em uma região que ofereça várias opções para chegar onde você precisa.

Além disso, vale também colocar como um bônus a tranquilidade do local onde irá morar. Se você é daquelas pessoas que precisa de silêncio para ter uma boa noite de sono, verifique os estabelecimentos que existem por perto, se eles costumam funcionar durante a noite ou, pelo menos, se o imóvel possui um bom isolamento acústico.

Escolha carros econômicos

Nas grandes cidades, ter um carro pode oferecer mais praticidade e segurança para se locomover. Apesar de as ruas serem mais cheias e em alguns horários o trânsito fazer parte da rotina dos motoristas, dirigir é uma maneira de ter mais autonomia e garantir liberdade para ir e vir.

Na hora de adquirir um veículo, verifique o consumo de combustível. Nas grandes cidades, isso pode fazer uma grande diferença nos seus gastos. Se for comprar um modelo seminovo ou usado, aproveite para fazer uma consulta de veículo pela placa para verificar a situação do automóvel antes.

Mantenha um GPS à mão

Seja dentro do carro ou andando pela cidade, deixe seu smartphone ou outro aparelho GPS disponível. Principalmente quando você não conhece a região, o uso dessa tecnologia evita que você se perca e tenha dificuldades para encontrar o caminho certo.

Além disso, o GPS também tem a funcionalidade de avisar onde está o trânsito e quais são as vias alternativas, em caso de acidentes ou obras.

Mais de Lifestyle