Museu de Arte Islâmica, em Doha, no Qatar – Foto: Reprodução/Instagram/@jujunorremose
Os olhares ficaram atentos ao Qatar, durante a Copa da Mundo. A capital, Doha, tem muitas atrações incríveis, incluindo cultura e gastronomia. A influenciadora Juju Norremose acaba de voltar do destino e compartilha suas dicas para uma viagem inesquecível.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
MUSEU DE ARTE ISLÂMICA
Foto: Reprodução/Instagram/@jujunorremose
Foi projetado por Ieoh Ming Pei, o mesmo arquiteto das pirâmides do Museu do Louvre. Tem uma passarela com arcos que é possível ver o lado antigo de Doha e o lado moderno para apreciar a beleza dupla das construções da cidade, fazendo uma conexão entre o passado e o futuro. Por dentro tem duas escadarias arredondadas de frente para um vidro de 45 metros com vista para toda a Dubai. É uma vista surreal! Dica: como o museu é fechado, recomenda-se tampar ombros e joelhos.
MUSEU NACIONAL DO QATAR
Foto: Reprodução/Instagram/@jujunorremose
Esse museu conta a história do Qatar e possui uma arquitetura inspirada na rosa do deserto, que é a cristalização do sal com a areia. É impossível explicar em palavras como é lindo e exuberante por dentro e por fora! Alguns telões interativos na parte de dentro te transportam para o meio do deserto, com imagens da fauna e animais locais. Há também uma parte da exposição que mostra a pesca das pérolas, com um tapete inteiro bordado com mais de 1.500.000 delas.
KATARA CULTURAL VILLAGE
Foto: Divulgação/Katara
O maior e mais diversificado centro cultural do Qatar. Tudo relacionado à cultura e arte acontece nesse local, sendo a típica praça da cidade. O local conta com uma fonte no meio e um amplo comércio em volta. Conta também com um festival de cinema, eventos artísticos e tradicionais da cidade, além de diversos restaurantes e lojas. Uma dica importante é que às sextas-feiras os comércios só abrem à tarde.
GOLFO PÉRSICO
Passeio de barco no Golfo Pérsico – Foto: Reprodução/Instagram/@jujunorremose
Eu indico muito fazer um passeio de barco pelo golfo pérsico, a água é super cristalina e você se sente nas Maldivas. O passeio tem uma vista incrível do horizonte e de toda a cidade! O comecinho do ano, entre janeiro e fevereiro, é a melhor época para viajar para Doha, tendo em vista que a temperatura está amena, tem sol – sem aquele calor insuportável – e os dias são lindos.
CIPRIANI DOHA
Foto: Reprodução/Instagram/@jujunorremose
Fica na praia, localizado na prestigiada área de West Bay, com uma vista impecável. O restaurante traz glamour clássico, serviço inigualável e um menu harmonizado com receitas tradicionais italianas e venezianas. Tem uma decoração elegante, sofisticada e moderna. Como uma opção mais saudável, eu optei por um prato de peixe e legumes gratinados.
IZU
Camarões com azeite – Foto: Divulgação/IZU
Fomos conhecer o restaurante do chef Izu Ani, que continua sua exploração gastronômica criando pratos mediterrâneos inspirados em suas viagens pela Espanha, França, Inglaterra e Oriente Médio para encantar o paladar dos clientes, com surpreendentes camadas de sabores. É ideal para compartilhar, o menu apresenta uma interpretação moderna de distintos estilos culinários mediterrâneos. Nós escolhemos o menu degustação “caviar” com 5 pratos: uma entradinha de Caviar Kristal Blinis, 2º prato Carpaccio de Vieiras com Caviar Oscietra, 3º prato Camarões com Azeite Theo e Caviar Baeri Clássico; 4º Linguine de Lagosta com beluga e caviar e para finalizar o 5º prato é uma sobremesa de mousse de chocolate.
NOVIKOV
Foto: Reprodução/Instagram/@novikovdoha
Está localizado na Katara Cultural Village. Esse é um dos restaurantes mais avançados do Oriente Médio em termos de fusão nipo-chinesa. Originário de Mayfair, em Londres, expandiu-se para os principais locais internacionais. Quando eu penso no Novikov, já penso na salada de trufas deles, é inigualável. Para nós foi a melhor comida japonesa da viagem!
Uma curiosidade é que a maioria dos locais não vendem bebida alcoólica por ser um país mulçumano, porém em locais internacionais como hotéis tem a autorização para vender, mas na maioria dos restaurantes que fomos e tinha era extremamente caro pelo imposto. Nesse, mesmo sendo de uma rede internacional, não vendiam por ser dentro do centro cultural.
ZUMA
Foto: Reprodução/Instagram/@zumadohaofficial
Quem é apaixonado pela culinária oriental como eu, não pode deixar de ir ao Zuma! O restaurante apresenta a autêntica cozinha japonesa e o exclusivo conceito de jantar Izakaya, que mescla a tradição da cultura japonesa com um toque de modernidade para o Qatar, na Ilha Al Maha de Doha. Além da experiência gastronômica incomparável, o ambiente é algo a parte. Apresenta área de jantar principal, lounge e bar, um terraço deslumbrante e sala de jantar privativa com vista para o mar do Catar. A energia vibrante de Zuma é aprimorada por um DJ ao vivo, dá para acreditar?