Top

Le Quartier: o complexo gastronômico de Claude e Thomas Troisgros

Thomas e Claude Troisgros – Foto: Divulgação

Em 2020, os chefs Claude e Thomas Troisgros inauguraram o Chez Claude, primeiro restaurante em São Paulo, depois de um hiato de 26 anos sem endereço próprio na capital paulista. O sucesso imediato da empreitada animou a dupla que, em dois anos, lançou outros dois empreendimentos – todos eles interligados pelo mesmo espaço.

Atualmente, fazem companhia ao Chez Claude, o Boucherie, já considerado um clássico da gastronomia carioca, e o Bar du Quartier. Cada um tem a sua própria cozinha e proporcionam atmosferas e refeições bem distintas entre si.

Foto: Divulgação

Os planos de expansão não param por aí e, em 2023, os chefs prometem a abertura de dois novos espaços dentro do Quartier.

Chez Claude

Desde que criou este conceito, o chef leva ao pé da letra o “sentir-se em casa”. Com uma proposta que aponta um caminho descomplicado e confortável trazendo uma tendência global, em que o formalismo é deixado de lado. A cozinha é aberta para o salão, sem nenhuma divisória, e os clientes que estão nas mesas ao redor podem acompanhar a dança dos cozinheiros.

Foto: Divulgação

O menu, sucinto, foi elaborado com alguns pratos exclusivos no cardápio paulistano, como o Pudim de Agrião, Gorgonzola, Crisp de Mortadela e Vieiras com doce de leite, palmito pupunha e limão, mas há também alguns pratos clássicos autorais já conhecidos e que foram mantidos, como o Ovo & Caviar Clarisse e Peixe com Banana (R$138), receita que está há mais de 20 anos presente nas casas de Claude.

Foto: Divulgação

Boucherie

O primeiro restaurante no Brasil, cujo conceito é a escolha de um grelhado com rodízio de acompanhamentos é um sucesso há 12 anos no Rio de Janeiro e, finalmente, chegou a São Paulo. São grelhados fixos no menu e sugestões de cortes especiais do dia, incluindo carnes bovinas, suínas e pescados, que estarão escritos na lousa do salão.

Foto: Divulgação

Todos eles são acompanhados de um molho à escolha (barbecue do Thomas, bordelaise, chimichurri, bernaise ou mostarda) batata chips e farofa panko. As guarnições, servidas em rodízio, podem variar, porém as grandes apostas são: Chuchu gratinado com queijo Grueyère , quiabo refogado com tomate e risoto de quinoa. Além do menu fixo, o Boucherie passa a contar com menu executivo nos almoços durante a semana, além de pratos do dia, servidos também de

segunda à sexta, como: frango caipira temperado com lemon pepper, quiabo e polenta; boeuf bourguignon com penne na manteiga; cassoulet de feijão manteiguinha; arroz de costela com agrião e; paella Marseillaise.

Foto: Divulgação

Bar du Quartier

A mixologia sempre foi uma paixão de Thomas Troisgros. Há cinco anos, ele estuda a área com mais afinco e é dentro do projeto Le Quartier, em São Paulo, que ele e seu pai, Claude, se aventuram na abertura de um bar, em São Paulo.

O conceito da carta foi construído priorizando os clássicos esquecidos, como: De La Louisianne #4 (Rye Whiskey, Vermute Tinto, Licor Bénédictine, Absinto, e Peychaud’s Bitters), Bijou (London Dry Gin, Chartreuse Verde, Vermouth Rosso e Orange Bitters) e Old Hickory (Vermouth Rosso, Vermouth Dry, Orange Bitters e Peychaud ́s). Além deles, o bar conta com o desenvolvimento de drinks autorais, feitos a pelo chef de bar, Esteban Ovalle.

Foto: Divulgação

Dentre eles estão: Versailles (Vodka, Fernet, Amaro Scarlatti, Vermouth Dry, Cherry Plum clarificado com leite e limão), Lutécia (London Dry Gin, Vermouth Dry, Toque Cítrico e Azeitona) e La Gare (Gin, Vermouth Dry Infusionado com Azedinha, Saint German E Suco De Limão). O menu de aperitivos que acompanham os drinks também é exclusivo do bar e os destaques são: croquete de costela assada, pastel de filet mignon, X-Burguer do Quartier e o Cachorro Quente do Thomas Troisgros.

Além disso, a partir das quartas-feiras, o bar conta com uma programação de bandas de jazz, MPB, entre outros estilos musicais.

Endereço: Rua Professor Tamandaré Toledo, 25, Itaim Bibi, São Paulo.

Mais de Lifestyle