Top

Valentine’s Day: mapa revela como países ao redor do mundo expressam o amor

Foto: iStock

Com a chegada do Valentine’s Day nos próximos dias, parte do mundo se prepara para uma das épocas mais românticas do ano — e até o Brasil, que comemora o Dia dos Namorados em junho, aproveita para celebrar o amor em mais uma data. Mas, afinal, como certos países dirão “eu te amo” no dia 14? Ou melhor, de que outras formas demonstrarão este sentimento não só com palavras, mas ações? Quem tem a resposta é a Preply, plataforma de idiomas que acaba de mapear os costumes, tradições e modos de expressar o amor ao redor do planeta.

“I LOVE YOU”, NOSSO VELHO CONHECIDO

À primeira vista, não é de se estranhar que a frase “I love you” seja tão familiar para os brasileiros quanto nosso próprio “eu te amo”, já que, das canções do momento aos filmes internacionais, trata-se de uma daquelas expressões que já fazem parte do nosso dia. De todo modo, vale destacar que essa é a maneira usualmente utilizada no Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia e em outros países de língua inglesa para se declarar a alguém.

Durante o Valentine’s Day, a celebração do amor não é muito diferente do que acontece no Brasil: no dia 14 de fevereiro, é comum que os casais dos países acima também saiam para jantar, além de se presentearem com chocolates, cartões, joias e buquês de flor. As favoritas são as rosas, como de praxe, tendo em vista sua forte associação ao romance — uma crença que, segundo se convencionou dizer, vem de crenças e celebrações da antiga Roma.

COMO OS ASIÁTICOS DIZEM “EU TE AMO”

No geral, os japoneses tendem a dizer “Ai Shiteru” (愛してる) com menos frequência que os latino-americanos, assim como os chineses e taiwaneses guardam o “Wǒ ài nǐ” (–我愛你) para ocasiões bastante especiais. O mesmo também acontece na Tailândia (ฉันรักเธอ – chǎn rák khun), Vietnã (Em yêu anh), Coreia do Sul (사랑해 – Saranghae) e Filipinas (Mahal kita).

Aliás, se, entre os filipinos, é comum haver casamentos coletivos durante o Valentine’s Day, em quase todos os demais países da Ásia, homens e mulheres invertem os papéis enquanto se presenteiam em datas distintas: em fevereiro, as mulheres dão chocolates a seus parceiros, amigos e familiares. No mês seguinte, é a vez dos homens retribuírem a ação com chocolates brancos e marshmallows no Dia Branco, antes chamado de “Dia dos Marshmallows”.

AS PECULIARIDADES DO VALENTINE’S DAY EUROPEU

Apesar de muito se parecer com a celebração brasileira, em algumas partes da Europa, o Valentine’s Day também chama atenção pelos presentes um tanto peculiares. Esse é o caso da Alemanha (Ich liebe dich), aliás, cuja população se presenteia com dois doces no mínimo curiosos: biscoitos de gengibre e chocolates em forma de porco. No País de Gales, os destaques são as colheres de madeira entregues pelos homens não em fevereiro, mas durante o dia do Santo Dwynwen, mais uma oportunidade de dizer  “Rwy’n dy garu di” a quem se ama.

ÁFRICA: ENTRE DECLARAÇÕES E BOLOS TEMÁTICOS

Assim como no País de Gales e o continente asiático, não há uma, mas duas datas para celebrar o amor no Egito, cujo “eu te amo” é algo como “Ana uhibbuka” (انا احبك). Tanto no Dia dos Namorados quanto no ‘Eidel-Hob el-Masri’ (Dia do Amor Egípcio), que ocorre em 4 de novembro, os apaixonados geralmente saem para passear, trocam chocolates e surpreendem o outro com flores. A tradição, embora realizada apenas no Valentine’s Day, também se aplica aos etíopes e marroquinos, que se declaram dizendo “ē wĕd hä′ lō” (ewedihale lehu) e “Ana uhibbuka” (انا احبك) — sim, exatamente como no Egito.

Já na Nigéria (Mo ni fẹ́ rẹ), a peculiaridade são as ruas decoradas nas cores branca, vermelha e rosa, bem como os bolos em forma de coração como presentes. Por sua vez, utilizar o nome do parceiro na manga da roupa no Valentine’s Day é uma prática adotada por muitas mulheres da África do Sul (Ek het jou lief).

Mais de Lifestyle