Top

10 personalidades trans que você precisa seguir nas redes

Gabriela Loran, Valentina Luz e Giovanna Heliodoro – Foto: Reprodução/Instagram

Neste domingo (29.01), é comemorado o Dia da Visibilidade Trans. A população transexual deve ser celebrada e ter seus direitos respeitados todos os dias do ano, é claro, mas escolhemos essa data para reforçar ainda mais essa mensagem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Há inúmeras pessoas talentosas dentro da comunidade. Nas redes sociais, vários criadores de conteúdo trans falam não só sobre suas vivências, mas compartilham dicas e insights valiosos de moda, beleza, bem-estar, questões sociais, história, arte, entre outros temas. Selecionamos dez nomes brasileiros e de outros países que você não pode deixar de acompanhar. Veja a lista completa abaixo:

LUCA SCARPELLI

Criador de conteúdo e primeiro homem trans a apresentar o Queer Eye Brasil, Luca Scarpelli é uma das principais vozes dos direitos trans no Brasil. No canal do YouTube Transdiário, ele tem vídeos educativos sobre a transexualidade, incluindo tópicos como transição e menstruação masculina, além de reflexões inspiracionais.

VALENTINA LUZ

Valentina Luz é uma modelo, performer e DJ nascida no interior do Paraná. Ela já tocou em grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza e DGTL. Em 2022, recebeu o prêmio de melhor DJ do ano pelo WME Awards, que homenageia mulheres da cena musical brasileira. Nas redes sociais, compartilha registros de seu trabalho e dia a dia.

JONAS MARIA

Escritor, educador e criador de conteúdo, Jonas Maria compartilha conteúdos e tira dúvidas sobre transexualidade e ajuda a combater desinformação e preconceito acerca da questão trans. Ele fala sobre dignidade menstrual, a linguagem correta que deve ser usada por instituições e profissionais da saúde ao atender pessoas trans, dicas de livros para conhecer a história LGBT+, entre outros temas.

GIOVANNA HELIODORO

A historiadora e comunicadora Giovanna Heliodoro é conhecida como Transpreta nas redes sociais, onde compartilha vídeos bem-humorados, mas também educacionais, que ajudam a combater o racismo e preconceito contra trans e travestis.

GABI ÁDIE

Gabi Ádie é modelo e maquiadora. Apresenta principalmente conteúdos sobre beleza, moda e lifestyle nas redes. Com 1 milhão de seguidores no TikTok, ela compartilha dicas e técnicas de maquiagem, além do backstage da vida de modelo. Em um de seus vídeos com maior número de visualizações, ela rebate um usuário que afirma que “transexuais não são bonitas sem maquiagem, não têm uma beleza natural”. Na publicação, ela aparece removendo o make.

 

@gabiadie

Responder @uau_stars #trans

♬ original sound – Ian Asher

GABRIELA LORAN

Gabriela Loran é atriz e participou da novela “Cara e Coragem”, da TV Globo, na qual interpretou a personagem Luana. Em 2018, foi a primeira atriz trans a participar de “Malhação”. À Bazaar, a artista falou sobre seu processo de se definir como mulher trans e a entrada no mundo da atuação e da internet. Nas redes, compartilha vídeos de comédia.

JARI JONES

Atriz, modelo e ativista, a norte-americana Jari Jones é a primeira mulher trans negra a produzir um filme que competiu no Festival de Cannes, intitulado “Port Authority”. Ela já participou de grandes campanhas como modelo e desfilou na New York Fashion Week. Com forte presença digital, ela usa sua plataforma para inspirar outras pessoas.

CHELLA MAN

Ator, artista plástico, diretor e curador baseado em Nova York, Chella Man compartilha suas vivências enquanto homem surdo, trans, judeu e descendente  de asiáticos nos Estados Unidos. Como ator, ficou conhecido ao interpretar Jericó, na segunda temporada da série ”Titãs”, da DC. Alguns de seus vídeos mais populares no YouTube são “tenho orgulho de ser PCD” e “a beleza de ser surdo”. Em uma de suas performances recentes como artista, ele explora a questão da gravidez biológica.

KISSY DUERRÉ

É uma modelo canadense e ativista dos direitos trans, além de estrela do TikTok, onde acumula mais de 25 milhões de curtidas e 715 mil seguidores. Em seus vídeos, ela compartilha inspirações de moda e desmistifica estigmas que existem em torno da comunidade trans.

@kissyduerre

One way to level up your holiday looks while looking effortlessly well put together☺️🫶 Checkout @winners for some cute, cozy and affordable pieces! #WINNERSPartner #WINNERSFabFinds

♬ Fantastic & Inspiring Grand Hybrid BGM(181839) – 3KTrack

AJ CLEMENTINE

Sensação do TikTok com vários vídeos virais, a australiana AJ Clementine compartilha sua vivência enquanto mulher trans de descendência filipina. Em 2021, ela também se tornou autora ao publicar o livro “Girl, Transcending: Becoming the woman I was born to be” (“Garota, transcendendo: me tornando a mulher que nasci para ser”, em tradução livre). Ela criou uma verdadeira comunidade digital onde ajuda a romper preconceitos e acolher outras pessoas transexuais.

@ajclementine

their new fave coIonizer 😍 @Ryan Killeen #filipinorelatable #filipina #wasian #pinoy #tiktokph #mybf #fyp #xyzbca

♬ Popular (Wicked) – Nova Skipp

Mais de Lifestyle