Top

Manoel Soares será Zumbi dos Palmares em desfile da Rosas de Ouro no Carnaval de SP

Foto: Pino Gomes

O apresentador, escritor e cofundador da Cufa (Central Única das Favelas) Manoel Soares tem presença confirmada no Sambódromo em 2023, o artista foi convidado pela Sociedade Rosas de Ouro, escola do Grupo Especial do Carnaval paulistano, para ser embaixador do enredo e representar Zumbi dos Palmares em uma das alas do desfile.

Com tema “Kindala – que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”, desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Menezes, a escola mostrará a luta, a força e as conquistas do povo negro através dos tempos. O artista, que foi nomeado em 2022 como Embaixador Cultural da União Africana pelo Conselho Econômico e Cultural da The African Pride, organização que existe desde 2002 e que vem promovendo a integração entre os países do continente africano, fala sobre a importância do enredo e a importância de representar Zumbi dos Palmares em 2023.

Foto: Pino Gomes

“Eu, como Embaixador da União Africana, estou lisonjeado e muito feliz com o convite da Rosas de Ouro pela oportunidade de ser embaixador do enredo e apresentar Zumbi dos Palmares! Este ano, o enredo da escola tem como principal função naturalizar no nosso cotidiano a palavra Kindala, que em bantu quer dizer ‘agora’, além de exaltar a riqueza tão grande que existe no universo africano. A história negra precisa ser naturalizada não somente como história de escravizados, mas como história de vencedores. Será um momento muito especial e de muitos aprendizados, diz Soares.

A Rosas de Ouro será a quinta escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi, no dia 17 de fevereiro (sexta-feira) pelo Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. O apresentador e Embaixador Cultural da União Africana, também é autor do livro ”Para meu amigo branco”, onde dialoga sobre o racismo estruturado e muitos hábitos racistas que temos enraizados, trazendo reflexões sobre termos como “branquitude”, “racismo reverso” e “racismo estrutural”, sempre trazendo assuntos relevantes e combatendo a desconstrução do racismo e demais preconceitos durante as manhãs com o programa “Encontro”,  Soares mais uma vez evidência a sua luta antirracista e a favor do movimento negro.

Mais de Lifestyle