Top

Flores de verão: dicas para decorar e perfumar a casa

Foto: Divulgação/Istock

É verdade que as flores de plástico não morrem, como cantou o grupo Titãs, mas a beleza de um arranjo verdadeiro ou a presença de uma pequena árvore na decoração tem uma graça e exuberância que só a natureza viva é capaz de proporcionar. Em todas as estações do ano, são bem-vindas, mas no verão ganham um aspecto mais feliz e vívido, com tonalidades que passam pelo laranja, rosa, vermelho e violeta.

No jardim, também dão um show à parte, principalmente aquelas que ficam mais abundantes em períodos mais quentes, ensolarados e longos, com muita exposição à luz natural. Das mais miudinhas às mais grandiosas, a variedade destas espécies é gigantesca aqui em terras tropicais.

Cuidadinhos

Mesmo que as flores de verão sejam variadas e diversas, as preferências da maioria são iguais. A maior parte precisa de regas mais frequentes, adubação regular, além da manutenção da umidade do ambiente. Com exceção dos cactos, as plantas de verão adoram água, por isso é importante caprichar nas regas periódicas.

Coincidentemente, é nesta época que as pessoas estão mais dispersas com os cuidados com as plantas, por isso não é incomum voltarem de viagem e se depararem com a florzinha murcha. É recomendado apostar em alguma espécie de irrigação automática, se for possível, ou apelar para a ajuda de um vizinho ou amigo, para cuidar das plantas.

Como necessitam de bastante água, as flores de verão perdem muitos nutrientes, que precisam ser repostos com frequência. Dê preferência à matéria orgânica, existem muitas receitinhas caseiras bem práticas. Para evitar o ressecamento do solo e a perda de nutrientes pela evaporação, uma dica que vale ouro é forrar a terra com folhas secas, cascas de madeira ou palhinhas.

Quanto mais sol, melhor

As flores de verão são uma verdadeira perfeição da natureza. Isso porque, quanto mais sol recebem, mais bonitas, cheirosas e vívidas ficam. Em média, necessitam receber a incidência do sol nas suas flores e folhas de seis a oito horas diárias. Parece até propaganda de perfume e desodorante, mas é realidade.

Sem poda!

Quando chega na estação mais quente do ano, ninguém quer ser podado, e não seria diferente com as plantinhas, principalmente aquelas que estão em floração. Ao fazer isso, é possível que se interrompa o processo de florada e se estimule precocemente o surgimento de novos brotos. Mas, com as altas temperaturas, a planta pode não conseguir brotar. Por isso, deixe a poda para o início do verão ou o final do inverno.

As mais lindas

Há uma infinidade de flores que ficam muito exuberantes durante o verão, mas algumas delas se destacam pela facilidade de cuidado e beleza diferenciada. As dálias são sempre excelentes opções, pois, além de serem versáteis e coloridas, são muito fáceis de cuidar. Elas adoram luminosidade, mas com um pouco de moderação, o ideal é que recebam de quatro a seis horas de sol por dia. As zínias, por sua vez, são lindas como flores de estampas de vestido e têm cores lindíssimas, como rosa, roxo, amarelo, vermelho, laranja ou branco. Dá para  fazer uma composição lindíssima com elas. Gostam de bastante sol e uma terra mais umedecida.

As rosas não poderiam ficar de fora desta lista, já que o verão é a estação favorita delas. O ideal é que estejam expostas a pelo menos seis horas de sol direto, para se manterem lindas, vistosas e cheirosas. A rega é uma etapa muito importante para sua saúde e aparência, que deve ser feita todo dia pela manhã, além da adubação frequente.

O céu é o limite, e a terra também. Em qualquer lugar do Brasil, há muitas opções, seja em uma floricultura de Porto Alegre, ou de uma cidade no interior da Bahia. É importante escutar as orientações de profissionais e seguir algumas dicas simples e eficazes. Para o restante, é só desfrutar do milagre que é a natureza.

 

Mais de Lifestyle