Top

Nutricionista compartilha dicas para compensar os exageros de fim de ano

Foto: Getty Images

Em geral, os exageros nesta última semana do ano acabam acontecendo. Comemos e bebemos mais do que na rotina, mas podemos equilibrar os exageros fazendo algumas compensações para aproveitar as datas festivas e ainda cuidar do físico. Dr. Rogério Oliveira, nutricionista, membro da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (ISSN) e da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, compartilha suas dicas para manter o equilíbrio no fim do ano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A primeira orientação é escolher uma grande fuga e escolher se vai exagerar na comida ou na bebida. Caso opte por comer mais, consuma menos bebidas alcóolicas. Caso prefira beber mais, diminua a ingestão de alimento nas refeições. A dica é optar por menos carboidratos nos pratos principais e escolher as proteínas mais magras – tender, carnes bovinas sem gordura aparente e peru, preferencialmente o peito, por exemplo – se você quiser exagerar nos doces.

Manter o consumo de proteínas e vegetais – brócolis, cenoura, beterraba, palmito, salada verde, entre outros –  e consumir menos quantidade de carboidratos ao longo do dia também são opções para aproveitar com menos peso na consciência.

Seja sua preferencia por comida ou bebidas alcóolicas, manter uma boa hidratação é fundamental, principalmente se for exagerar. A água é fundamental para manutenção e limpeza do seu organismo, diminuição da retenção de líquidos, além de manter a pessoa hidratada.

Isso é especialmente importante para aqueles que bebem um pouco mais, já que um dos grandes prejuízos do álcool é desidratar o corpo e degradar sua massa muscular. Mantendo uma boa hidratação, esses prejuízos são minimizados. A sugestão é que a cada gole de bebida alcóolica você dê um gole de água. Isso, inclusive, ajuda a diminuir aquela sensação de ressaca.

Outra dica que também funciona é realizar um jejum intermitente nos dias dessas grandes fugas na dieta. Pular o café da manha, por exemplo, acaba sendo uma opção mais fácil. O jejum intermitente nos casos em que a pessoa vai comer mais que o normal é uma boa forma de compensação. Restringindo o tempo de alimentação, naturalmente o consumo alimentar será menor e a quantidade calórica consumida no final do dia seguirá também esse padrão.

“Aproveite o período festivo, coma tudo que tiver vontade, mas saiba fazer escolhas para que você consiga aproveitar todos os momentos da festa”, completa o especialista. Em todo caso, é muito importante consultar um profissional de confiança para avaliar cada quadro e definir recomendações personalizadas.

Dr. Rogério Oliveira – Foto: Divulgação

Mais de Lifestyle