Top

Cão terapeuta: já ouviu falar sobre a terapia assistida por pets?

Foto: Divulgação/Istock

Ter um bichinho de estimação é uma experiência única que pode proporcionar inúmeros benefícios. Indo além do fato de termos um mascote na família, adotar um cãozinho pode combater vários problemas emocionais, dentre eles a solidão, a depressão e o estresse. Existe até mesmo uma modalidade de tratamento direcionada especificamente a isso: a terapia assistida por cães, ou seja, uma técnica que utiliza a companhia dos pets para promover bem-estar físico, emocional, social e cognitivo.

Também conhecida como pet terapia ou cinoterapia, a companhia dos cães pode ser indicada para diferentes públicos e situações, sendo eficaz para crianças, adultos e idosos. Costuma ser bastante utilizada em quadros de saúde mais severos, que geralmente incluem internação hospitalar, deficiências físicas ou intelectuais, doenças psiquiátricas, etc. Contudo, também é altamente eficaz para prevenir e combater distúrbios emocionais, algo que qualquer pessoa está sujeita a enfrentar.

Cachorros são famosos por serem animais altamente afetuosos e demonstrar amor incondicional aos seus donos. Aqui eles assumem o papel do cuidador e ajudam a pessoa a tirar o foco dos seus problemas de saúde, auxiliando no controle da tensão e da ansiedade. Além disso, já foi cientificamente comprovado que interagir com cães, seja brincando, fazendo carinho ou de qualquer outra forma, faz o organismo liberar diversas substâncias que promovem o bem-estar; dentre elas está a endorfina, que também possui efeito analgésico, então é possível até mesmo reduzir quadros de dor.

Contudo, a terapia assistida por cães vai além do ato de adotar um bichinho e conviver com ele em casa. Trata-se de um tratamento como qualquer outro e precisa da assistência de profissionais especializados, onde serão definidos atividades e objetivos que vão ajudar o paciente a tirar o máximo proveito da sua nova companhia, mas também existem outras alternativas. No método de atividade assistida por cães, é possível adotar uma abordagem mais espontânea, onde busca-se uma melhora através da convivência no dia a dia.

Existem até mesmo animais treinados para se tornarem terapeutas, indicados especialmente para casos mais complexos. De qualquer modo, todo cão pode se tornar um terapeuta, e se apegar ao pet é um passo essencial para obter bons resultados. Isso começa desde a escolha dos nomes para cachorros até a interação no cotidiano, afinal, assim como qualquer tipo de relação, esse laço precisa ser construído gradativamente. Uma vez que for alcançado, a melhora acontece naturalmente.

Mais de Lifestyle