Top

Chef Joaquim Lopes: ator e apresentador se reinventa e aposta no empreendedorismo

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

O ator e apresentador Joaquim Lopes se reinventa e fortalece seu lado empreendedor. Agora, mais dedicado à culinária – já que estudou gastronomia -, ele pretende abrir um restaurante em São Paulo. Mas podem ficar tranquilos, o fato de Lopes se dedicar ao empreendedorismo, não o tira das telas ou do teatro, para ele “são coisas complementares”.

Depois de várias novelas de sucesso, como “Morde e Assopra”, “Império” e “Orgulho e Paixão”, e do reconhecimento como apresentador do extinto “Vídeo Show” (todos na TV Globo), ele quer atingir mais um objetivo em sua trajetória. A ideia é aproveitar sua formação em gastronomia para fazer uma sociedade com um amigo da área e montar um local dedicado à culinária italiana.

“Gosto muito de me desafiar em minha carreira e depois de descobrir minha paixão pela cozinha e estudar mais sobre a área, fui atrás de mais um desafio. Conversei com um amigo do setor e juntos percebemos que podemos inovar com um restaurante que une nossas maiores paixões na gastronomia”, explica Lopes.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

Ele aproveitou os últimos anos para reforçar os seus dons culinários. Além de mostrar técnicas e passos profissionais da área, o ator desenvolveu um projeto em 2020 para o site receitas.com e também é amante da memória afetiva reforçada pela comida, tendo sua avó Hilda como maior inspiração.

“Desde pequeno tenho esse amor pela gastronomia, tanto que fiz faculdade e cheguei a trabalhar na área por um breve período. O sonho de abrir um restaurante sempre pairou na minha cabeça e agora as peças se encaixaram para que esse sonho possa se tornar realidade. Meu pai era um empreendedor nato e isso corre nas minhas veias, será o primeiro de muitos novos projetos que irão se concretizar no horizonte próximo”, afirma.

Lopes começou sua trajetória no teatro, fazendo seu primeiro espetáculo em 1999, “Vestido de Noiva”, baseado na obra de Nelson Rodrigues. Já em 2005, fez sua primeira aparição na TV, na novela “Os Ricos Também Choram”, do SBT. Com mais de 23 anos de carreira, ele quer agora transformar em realidade o sonho de colocar em prática sua paixão pela culinária.

Leia a seguir o papo que RG levou com o ator e empreendedor.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

O que te levou a estudar gastronomia? Foi antes ou depois do teatro?

Desde pequeno a gastronomia me fascina, esse amor começou com minha avó me levando para feiras, me colocando ao lado dela durante os preparos, e esse amor perdura até hoje. Na época, eu já era formado em teatro (fazia dois anos), já trabalhava como ator, mas queria aprofundar o conhecimento nesta forma de arte que tanto me inspirou durante minha vida.

Como surgiu a ideia de trabalhar com culinária?

Estava na casa dos meus pais em São Paulo pesquisando o que faria em um jantar de sábado, a princípio seria um frango assado, com uma farofinha. Mas aí, percorrendo os livros de gastronomia que tinha em casa, comecei a me deparar com receitas e técnicas que nunca tinha ouvido falar: coxa de pato confitada, coulis de framboesa, limão preservado etc. Foi ali que eu percebi que precisava expandir em mim esse universo.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

De que forma expõe seu trabalho com a gastronomia?

Se você parar para pensar, o ritual gastronômico é uma experiência sensorial completa. Envolve todos os sentidos, desde ouvir o chiado do alimento numa panela, o aroma, a apresentação, as texturas e finalmente o paladar, o gosto! Quando você prepara uma receita, você quer estimular todos estes pontos e arte é essa alquimia emocional e sensorial.

Quem quer te seguir nesse ramo, o que deveria fazer?

Acho que em primeiro lugar, tem que ver se quer mesmo (rsrs). A profissão acabou sendo muito romantizada e muita gente acha que sai da faculdade como um chef, autor de livros de sucesso e um programa na televisão, mas não é bem assim. Você sai de um curso de cozinheiro e na minha humilde opinião esse é o nome que você deve usar pra sempre, mesmo se um dia você conseguir o cargo de chef.

O trabalho é duríssimo, as horas completamente atípicas, o ambiente de trabalho sempre estressante, muito calor, muitas vezes apertado e muito ágil. A realidade é essa: quando todo mundo está relaxando é quando você mais trabalha.  Então, estude muito, passe por TODAS as estações de uma cozinha, saiba que no começo é melhor falar menos e escutar mais e respeito por quem já está nessa vida a mais tempo que você.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

Você pretende abrir um restaurante?

Pretendo e vou, detalhes em breve.

O que mais gosta de fazer na cozinha?

As comidas que têm uma memória afetiva, uma história ou que me remetem a uma situação específica. Criar uma atmosfera que harmonize com a preparação me inspira na hora de servir.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

O fato de você agora estar se dedicando à gastronomia interrompe seu papel como ator/comunicador?

De maneira alguma, são ofícios complementares e se organizando é possível desempenhar todos estes papéis. Nunca tive receio disso e tenho orgulho dessa minha veia multifacetada.

Quando deve abrir seu restaurante e onde?

Em 2023 e em São Paulo, minha terra natal.

Pretende, futuramente, lançar um livro de receitas próprias?

Também, mas seria mais um livro de memórias com as receitas que permearam momentos específicos. Já comecei a escrevê-lo inclusive, mas depois que as meninas nasceram tive que voltar nele para acrescentar algumas coisas.

Acha que a internet é um bom canal de divulgação de seu trabalho como cozinheiro?

Acho. As redes sociais podem (e deveriam) ser uma ferramenta onde podemos colocar nossas ideias, conteúdos e interesses. Se isso tudo for algo que seja uma paixão, uma habilidade, melhor ainda, pois você consegue mostrar do que você é capaz com antecedência. É preciso ser relevante no seu conteúdo.

Já errou feio em algum prato? Se sim, qual?

Demais e quando acontece eu fico doido. Uma das coisas que mais me tira do sério, acontece quando já estou nervoso, tenso ou de saco cheio. Uma vez estava tentando fazer uma bisque de camarão aqui em casa e na hora de bater o caldo no liquidificador esqueci de tirar a tampinha redonda para o ar quente ter escape. Acho que tem camarão no teto da minha cozinha até hoje se bobear.

Foto: Guto Costa / Styling Samantha Szczerb

Em casa é você quem cozinha ou atua mais profissionalmente?

O maior prazer que tenho na vida é cozinhar em casa. Definitivamente sou eu que cozinho, apesar de a Marcella esconder o jogo, porque ela cozinha muito bem também.

Mais de Lifestyle