Top

Chá gelado: como se refrescar e manter a hidratação ao mesmo tempo

Foto: Divulgação/Istock

O verão de 2022 está chegando, e promete ser um daqueles muito quentes, nos moldes do que tivemos nos últimos anos. É alarmante, porém, o fato de alguns fenômenos climáticos serem capazes de provocar escassez de chuvas, como, por exemplo, o La Niña. Como resultado, há tempo seco e níveis de umidade do ar muito abaixo do recomendado pelas organizações de saúde, colocando regiões inteiras em alerta.

Por essa razão, se manter hidratado é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo e também para evitar a secura de vias respiratórias, olhos e pele e a sensação desagradável que advém. Uma maneira prática é sempre ter ao alcance das mãos uma garrafa d’água. Mas, se beber água sempre não agrada, uma alternativa tradicional e saborosa pode ser a solução.

O chá é consumido no mundo inteiro e é bastante tradicional em diversas culturas ao redor do globo. Quando servido gelado, pode ser um grande aliado na hora em que se busca algum refresco. Além de saudável, mata a sede e é muito saboroso. Quando adoçado, sacia a vontade de doce e evita que se recorra a bebidas industrializadas, como os refrigerantes.

O chá pode ainda ter funções interessantes no organismo, a depender do que é feito. O chá mate gelado, por exemplo, possui efeitos energéticos, semelhantes ao do café. O preparo da bebida é bastante fácil e semelhante ao da bebida quente, e pode ser feito mesmo com aqueles vendidos em sachês.

Ferva cerca de 400 ml de água até seu ponto de ebulição, ou seja, a 100ºC, e que seja de preferência filtrada. Depois, é só colocar dois ou três saquinhos por no máximo 5 minutos ou até que a água fique bem tingida da cor das ervas. Reserve e espere até que o líquido esfrie naturalmente. Despeje a mesma quantidade de água para que a mistura forte seja mais diluída e leve à geladeira até a temperatura desejada.

Os sabores podem ser os mais variados possíveis. Chá preto e mate são ótimas pedidas para manter a energia durante o dia, além de serem benéficos para a digestão. O chá verde é especialmente bom para a saúde pelas suas propriedades e reúne uma série de benefícios na prevenção de doenças, além de ser ótimo para o emagrecimento, desde que tomado com pouco ou nenhum açúcar.

Alguns chás de frutas vermelhas ficam especialmente saborosos quando recebem a adição de limão. Adicionar gengibre também é uma boa pedida, e o mesmo vale para a hortelã. Algumas frutas também podem ser usadas para se fazer chá. A maçã, por exemplo, pode ser fervida em lascas ou picadas e depois ter a água coada, e assim se obtém um chá muito saboroso. Para enriquecer o sabor, adicione algumas ramas de canela.

Além de serem uma ótima forma de hidratação e passíveis de variações de sabor, para não cair na rotina, os chás podem ter efeitos anti-inflamatórios, função detox e auxiliar no funcionamento de vários órgãos, como estômago e fígado. Alguns aceleram o metabolismo, auxiliando na perda de peso, como, por exemplo, o hibisco. Para saber qual o melhor termogênico em suplemento ou chá natural, e se fará o efeito desejado, consulte sempre um nutricionista.

Mais de Lifestyle