Top

Fernanda Fehring – Ocyá, um achado no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação

Uma breve viagem de barco até a Ilha Primeira, uma das ilhas de um bucólico arquipélago localizado na Barra da Tijuca, nos leva até a novidade gastronômica mais interessante do Rio. Ali encontra-se o restaurante Ocyá, localizado em uma casa à beira d’água com um terraço cercado de árvores, mesinhas ao ar livre e ambiente com jeitinho de férias, de fim de semana fora da cidade. Se tivermos a sorte de pegar um pôr do sol ali, com os barquinhos subindo e descendo o canal, o programa fica ainda mais especial.

Foto: Fernanda Fehring

A casa é criação do chef Geronimo Athuel, reverenciado por 9 entre 10 dos comensais mais exigentes da cidade e eleito chef revelação de 2022. Nascido em São Paulo, viveu em Minas Gerais e,  depois, no Espírito Santo, onde morou ao lado de pescadores no Píer Iemanjá e aprendeu, ainda criança, técnicas de captura, limpeza e preparo de peixes. Além de pescador e mergulhador experiente, Geronimo também cozinha o fino e aprendeu o que sabe em diferentes hotéis da América Central. No Brasil, trabalhou em locais como o Atlântico de Belo Horizonte e em um dos restaurantes dos Estúdios Globo, além de ter feito uma passagem pela cozinha do D.O.M. de Alex Atala.

O chef Geronimo Athuel – Foto: Divulgação

Mas foi uma visita à Ilha da Gigoia no Rio de Janeiro em 2018, que fez Geronimo se encantar pelo clima sossegado da região e decidir se mudar de mala e cuia para lá. E em janeiro de 2022, inaugurou, na Ilha Primeira, o Ocyá, restaurante especializado em peixes e frutos do mar na charmosa casa que além de restaurante, também virou seu lar. Ali, mantém uma grande câmara de maturação que possibilita desenvolver seu trabalho inovador com pescados.

Foto: Fernanda Fehring

A cozinha do chef valoriza peixes que não encontramos com facilidade, que são menos valorizados e muitas vezes descartados por pescadores da região, como o Bonito e a Ubarana – e que Geronimo sabe como ninguém valorizar através de suas técnicas de trabalho. Os pescados chegam fresquíssimos e permanecem na câmara, que tem controle de temperatura e umidade, até atingirem seu melhor estado em termos de sabor e textura. Um verdadeiro laboratório para sua cozinha de produto. Em sua culinária especialíssima, o chef faz uso integral dos peixes, utilizando até a casca do camarão para fazer a farinha usada no pastel e na farofa.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

No menu, encontramos delícias como o pão de alho de camarão feito no forno à lenha, dourado maturado por 34 dias feito na brasa, linguiças artesanais e frutos do mar preparados com perfeição. Os destaques vão para a lula na brasa recheada com cebola, tomate e manjericão fresco, o arroz do mar e o polvo finalizado na com maionese de kimchi, batata corada e páprica. O carapau, peixe que nunca havia ouvido falar, é servido como um tiradito e é um dos exemplos mais incríveis do trabalho de maturação criado por Geronimo.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

O Ocyá é uma experiência diferente, interessante e charmosa – uma lufada de ar fresco na gastronomia do Rio de Janeiro – e um programa sem igual na cidade.

Foto: Fernanda Fehring

Ocyá – Ilha Primeira – Barra da Tijuca (acesso via barcos que saem de pontos como
shopping Barra Point e estação de Metrô Jardim Oceânico). Tel: (21) 97286-1250.
Sexta, das 17h30 às 22h. Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 18h.

@fernandafehring é formada em Hotelaria, Gastronomia e Turismo pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e em Cozinha pela École Le Cordon Bleu, de Paris. Foi expatriada por 18 anos, morando em países como Inglaterra, Alemanha, China, França e África do Sul. Mas é no Rio de Janeiro que Fernanda se sente mais feliz. Formada pela McQueens de Londres, Fernanda teve um ateliê de flores durante seis anos no Rio. Trabalha atualmente como curadora de viagens e colunista, e sua grande paixão são as viagens de natureza e de isolamento. País preferido no mundo? África do Sul. Viagem dos sonhos? Alasca.

Mais de Lifestyle