Top

Por uma vida mais fitness: tecnologia é parceira de treino de quem busca mais qualidade de vida

Fitness

Smartphones e smartwatches dão a tônica de como os recursos tecnológicos podem incentivar e melhorar a prática de exercícios físicos – Foto: Getty Images

Os smartphones são grandes aliados nas tarefas do dia a dia. Desde pedir comida ou algum transporte até conferir o extrato bancário ou mesmo um documento, o aparelho é parte indispensável do nosso cotidiano. Mas saiba que ele também pode ser um aliado para a manutenção da boa saúde! Diversos apps disponíveis nas lojas auxiliam pessoas a conquistarem um estilo de vida mais saudável. Seja para sair do sedentarismo ou montar um treino ideal, os apps têm estimulado pessoas a se exercitarem e se alimentarem melhor, a fim de tomarem mais consciência da importância da saúde do corpo e da mente.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Os apps voltados para o fitness podem servir até mesmo como incentivo para quem não gosta tanto assim de se exercitar. Por meio de jogos e desafios propostos, é possível deixar de lado o sedentarismo e ter uma vida saudável até mesmo sem sair de casa. Diversos aplicativos desbloqueiam recompensas como prêmios, doações para caridade ou até mesmo dinheiro para incentivar mais e mais pessoas à prática de exercícios e à busca por um lifestyle com mais qualidade.

Outros estabelecem competições com amigos, a fim de estimular aquela cobrança saudável por resultados. Dessa forma, o praticante sente que não está sozinho e acaba por ganhar um incentivo a mais para bater metas e quebrar suas próprias barreiras.

Existem aplicativos com diversas funções e finalidades diferentes. Alguns servem para contagem de calorias diárias, montagem ou monitoramento de treinos, contagem de quilômetros para quem curte correr ou nadar, entre outros. O smartphone pode ser um auxiliar na contagem de tempo de prática, ao se usar a função “cronômetro”, e também um player de música durante os exercícios.

No entanto, é preciso conter o excesso, já que o aparelho também pode acabar distraindo a prática de sua finalidade. Não é difícil se perder entre uma série e outra ao parar para responder uma mensagem ou ver um story no Instagram. Por essa razão, é importante cada um saber aquilo que ajuda e o que atrapalha em seu treino. O fato é que o bom uso dos apps só tende a ajudar o praticante a desempenhar melhor os seus treinos.

O uso cada vez maior da tecnologia não deixa de ser um incentivo também para as gerações mais novas. Enquanto em uma via os mais jovens tendem a ficar mais sedentários, por conta da própria tecnologia, por outro lado, com o incentivo certo, eles podem vir a pegar gosto pelos exercícios. Um case de sucesso que ilustra isso foi o boom do game Pokémon Go, cuja premissa era que os usuários precisassem se locomover pelas ruas, a fim de capturar os monstrinhos do jogo.

A tecnologia é, portanto, uma aliada para quem procura um corpo mais saudável, independentemente da idade. Seja através de gadgets como smartwatches, seja por meio dos melhores celulares, o importante é cuidar da saúde com tudo que o mundo digital tem a nos oferecer!

Mais de Lifestyle