Top

“Pantanal” impulsionou turismo no MS; saiba o que visitar por lá

Foto: Istock

O remake da novela Pantanal”, grande sucesso da Rede Globo, chegou ao fim, e, com isso, milhares de fãs ficaram órfãos desta que é uma das mais belas paisagens do ecossistema brasileiro. A história de Jove e Juma pode ter acabado, mas o Pantanal continua disponível para todos que desejarem se aprofundar em suas belezas e conhecer de pertinho o palco de todas as paisagens incríveis que vimos na novela.

SIGA O RG NO INSTGARAM

Desde que a superprodução começou a ser transmitida, em março de 2022, a procura pelo turismo em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul (onde a novela foi gravada), aumentou. O que antes era alvo apenas de homens buscando realizar pesca esportiva, hoje já recebe um público bem mais diversificado, o que alavancou os aluguéis de barco-hotéis e pousadas na região pantaneira.

O local não se limita somente ao Brasil, também abrangendo o Paraguai e a Bolívia; contudo, o Mato Grosso do Sul possui cerca de 65% de todo o ecossistema, oferecendo mais de 130 mil km² de natureza para ser explorada. A paisagem é bem diversificada, dispondo de vários rios, brejos, matas, corixos, campos secos e inundados. O clima é quente e as atividades relacionadas ao ecoturismo se destacam, já que existem mais de 4 mil espécies de plantas e animais na região.

Foto: Istock

Aquidauana é um dos principais destinos do ecoturismo mato-grossense, e sua vasta extensão de paisagens naturais proporciona várias opções de atividades para seus visitantes. É possível realizar passeios a cavalo, andar de canoa ou barco pelos rios, fazer trilhas ecológicas, praticar pesca esportiva e, com a ajuda de guias e empresas especializadas, até mesmo fazer um safári fotográfico pelos vastos campos do Pantanal. Para quem gosta de animais, outro passeio interessante seria visitar o projeto Arara Azul, que há mais de 30 anos vem ajudando a preservar essa espécie que corre risco de extinção.

O Pantanal não é composto somente por natureza e também conta com sua parcela de cidades, porém quem desejar fazer um turismo mais completo, que enquadre o melhor das duas coisas, precisará de um veículo para locomoção.

Os destinos urbanos e ecológicos são distantes uns dos outros, então o mais indicado é procurar por aluguel de carro em Campo Grande durante a estadia, pois isso facilitará bastante o roteiro daqueles que querem conhecer tudo que a região tem a oferecer.

Mais de Lifestyle