Top

BeReal: rede social explode em buscas no Google

Foto: Istock

Nos últimos tempos novos aplicativos de redes sociais surgiram para tentar desbancar os grandes apps já estabelecidos no mercado e um desses programas vem ganhando notoriedade entre o público brasileiro. O aplicativo francês BeReal, que mal chegou ao Brasil e já tem deixado a internet brasileira em polvorosa. Segundo a Conversion, agência de Search Engine Optimization (SEO), as buscas pela BeReal dispararam e cresceram mais de 100 vezes na última semana (11.09 a 17.09), atingindo o maior patamar dos últimos 12 meses.

“O aumento expressivo das buscas pela BeReal pode ser apenas uma modinha passageira. Ou, pode mostrar uma tendência de comportamento por parte dos usuários em consumir conteúdos gerados por pessoas reais, sem a artificialidade de filtros, uma mudança, até cultural, que vale a pena ser observada”, diz Diego Ivo, CEO da Conversion.

O que é essa nova rede social?

O aplicativo BeReal é uma rede social desenvolvida na França e lançada no ano de 2020, e seu objetivo como diz no próprio nome é retratar a realidade, sem filtros e artificialidade encontrados em outros aplicativos. A plataforma permite que seja feita apenas uma única postagem diária, apenas em formato de fotografia, sem a possibilidade de edição ou uso de filtros. O usuário é notificado em um momento predefinido do dia e tem apenas dois minutos para registrar o momento, o local e a atividade que está fazendo naquela hora. São tiradas duas fotos, uma com a câmera frontal para registrar o usuário e outra com a traseira para mostrar o local.

Se o usuário não gostar do resultado ele pode até tirar outras, mas tem que ser feito tudo dentro dos dois minutos estipulados. A postagem dura em torno de 24 horas, quando uma nova dupla de fotos é tirada a antiga é excluída, desse modo não existe um feed gigantesco de postagens passadas que são resgatadas de tempos em tempos com em outros aplicativos. Mas se o usuário quiser muito reviver alguma memória é possível acessar a área “Memorie”, a aba tem um formato muito próximo ao arquivo de Stories do Instagram, onde é possível visualizar as fotos diretas ao selecionar cada dia do calendário virtual que aparece na tela.

Outro diferencial que essa rede trouxe em relação aos concorrentes é que as reações de outros usuários à sua postagem pode ser feita com o chamado “RealEmoji”, ou seja uma foto daquela pessoa emulando as carinhas divertidas dos emojis tradicionais.

Mais um fato importante é que os famosos stalkers (pessoas que ficam olhando as postagens de terceiros) não podem fazer suas espionagens de forma anônima, para ver o conteúdo de outras pessoas é preciso, obrigatoriamente, mostrar uma foto sua. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente tanto na App Store quanto no Google Play.

Embora o foco do aplicativo seja seu uso gratuito, a plataforma ainda está estudando a introdução de conteúdo pago, mas até o momento não existem muitas informações em torno desta possibilidade.

Outros aplicativos querem ser tão “reais” quanto BeReal

Um dos apps que entrou na onda das fotos do dia a dia foi o TikTok que revelou um novo recurso em fase experimental, o chamado Now. Assim como o aplicativo BeReal, a versão do aplicativo chinês pede diariamente que seus usuários postem duas fotos, uma com a câmera frontal e outra com a traseira, o diferencial entre os dois aplicativos é que o Now permite a gravação de vídeos de até 10 segundos.

De acordo com a rede social, o teste do Now está programado para acontecer nas próximas semanas. Em alguns países, como no caso dos Estados Unidos, o aplicativo já está disponível para download e uso, ainda não existe uma data definida para o lançamento no Brasil do aplicativo.

A corrida nos chamados “aplicativos reais” não para apenas nessas duas características. A versão do TikTok impõe uma limitação para usuários menores de 16 anos, que terão como padrão a visualização privada do conteúdo, além disso jovens entre 13 e 15 anos poderão ver e compartilhar conteúdo com outros usuários menores de 18 anos.

Mais de Lifestyle