Top

Skate: Yndiara Asp é campeã da etapa do STU National 2022

Yndiara Asp – Foto: Pablo Vaz

A skatista Yndiara Asp, de 24 anos, é a nova campeã da etapa do STU National 2022, campeonato que pertence ao Circuito Brasileiro de Skate 2022. Na etapa, que teve sua estreia em Recife, a atleta olímpica saiu na frente e garantiu 58.33 de pontuação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

As skatistas Raicca Ventura e Isadora Pacheco fecharam em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na soma total dos pontos, Raicca levou o título de campeã brasileira do circuito.

Além de sua alta performance nas pistas, Yndiara também é conhecida por seu posicionamento em prol das mulheres skatistas, lutando pela equidade de valor dos prêmios e de participação das mulheres nos campeonatos. “Ganhei um campeonato, mas na hora da premiação as pessoas ao redor começaram a comentar sobre a diferença do valor da premiação para o 1º lugar do feminino e masculino, fiquei feliz de ver as mulheres me apoiando naquele momento, hoje procuro ser esse apoio para mulheres que querem ser skatistas também”, lembra.

Yndiara Asp – Foto: Tauana Sofia

“E trazer a categoria feminina foi quando me juntei com algumas amigas skatistas durante o Red Bull Skate Generation, nós escrevemos em cartazes pedindo para o evento ter uma categoria feminina, e deu certo”, completa a skatista, que hoje é embaixadora do evento.

Recentemente, Yndi também foi reconhecida globalmente como skatista profissional. Apesar de atuar profissional desde 2018, reconhecida pela Confederação Brasileira de Skate, o selo oficial acontece quando uma marca de shape batiza o skatista. “Foi muito emocionante pra mim, fui reconhecida pela Santa Cruz, uma marca que me apoia desde os meus primeiros drops, foi a consagração da minha vida como skatista”, define.

Sobre o futuro, a atleta olímpica tem as Olimpíadas de Paris 2024 como uma de suas metas. “Vivo um dia de cada vez, mas quero andar muito de skate ainda, me envolver em projetos em prol do skate, além de trazer uma medalha ao Brasil nas próximas olímpiadas”, conta.

Mais de Lifestyle