Top

Rio Grande do Sul coloca o Brasil no radar do olivoturismo

Foto: Istock

O azeite de oliva é um dos produtos mais utilizados no mundo. No Brasil, o consumo é elevado e extremamente presente na culinária nacional, uma herança dos antepassados e imigrantes portugueses, italianos, gregos, turcos e espanhóis.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Tamanho é o consumo por aqui que, segundo o International Olive Council (OIC), o Brasil é o segundo maior importador de azeite de oliva do mundo, e, apenas em 2021, o País importou mais de 100 milhões de litros do produto – quase 100% do consumo nacional.

Embora seja muito visto como produto a ser importado, a produção de azeites no Brasil  avança em grandes passos, principalmente na região Sul do Brasil. O cultivo ainda é pequeno – menos de 1% do consumo do País -, mas o volume produzido cresceu 773% nos últimos cinco anos.

No Rio Grande do Sul, estado responsável por 70% da produção nacional, a produção foi de 448,5 mil litros em 2022, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr/RS). Esse aumento de produção alavancou uma nova modalidade de turismo na região, o chamado olivoturismo.

O que é olivoturismo?

O olivoturismo é a área do turismo que se dedica a expor aos visitantes como é feita a produção do azeite, desde o cultivo das oliveiras até a produção das azeitonas, a prensa e a degustação dos azeites, tudo isso recheado de história e cultura da região e da produção do alimento, que data de mais de 6.000 anos. Toda experiência gira em torno da cadeia produtiva do azeite.

Além de provar os pratos de culinária local e internacional, os visitantes ainda desfrutam das paisagens das plantações e outras atividades e atrações que têm como pivô o azeite, como as massagens.

A atividade principal é a visita às fazendas, na qual os turistas são acompanhados por um guia, que explica todas as fases da produção.

Foto: Istock

Principais pontos do Rio Grande do Sul para olivoturismo

O Rio Grande do Sul a cada ano se consolida cada vez mais como ponto importante para o olivoturismo no exterior, o que coloca o Brasil no rol de produtores de azeite de alta qualidade.

A maioria dos destinos é mais afastada dos grandes centros urbanos, portanto o ideal é comprar uma passagem para Porto Alegre e, ao chegar à capital, alugar um carro ou se inscrever em excursões com destino aos locais desejados.

As principais cidades produtoras de azeite no estado são Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Gramado, Pinheiro Machado, São Gabriel, Santa Margarida do Sul, entre outras.

Muitos dos locais produtores ainda possuem outras atrações, como visitas às fazendas produtoras de nozes, construções portuguesas do período colonial preservadas, cachoeiras e parques ecológicos voltados para o ecoturismo.

Mais de Lifestyle