Top

Casa Museu Ema Klabin recebe festival cultural e gastronômico da Lituânia

Danças típicas serão apresentadas no festival – Foto: Arquivo Casa Museu Ema Klabin

À beira do Mar Báltico, entre a Letônia, a Polônia e a Bielorrússia, a Lituânia surpreende por suas belezas naturais, castelos medievais e pontos de interesse históricos e culturais. Para quem quiser conhecer um pouco sobre a cultura, o artesanato, músicas, danças e gastronomia desse país do Norte da Europa, a Casa Museu Ema Klabin recebe nos dias 17 e 18 de setembro, das 11h às 18h, o 3º Labas! Festival da Lituânia 2022.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O evento é organizado em parceria com o Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, o Consulado Honorário da República da Lituânia no Guarujá e a comunidade lituano-brasileira.

O público poderá conferir espetáculos típicos de dança, músicas, exposições e oficinas, além de adquirir uma série de produtos artísticos, artesanais e de decoração, em técnicas como escultura, marchetaria e tornearia, além de telas com temas de paisagens da Lituânia, peças pintadas à mão, ovos decorados em madeira e de galinha, entre outros.

Šakotis é considerado o rei dos doces na Lituânia – Foto: Divulgação

Gastronomia

Na área gastronômica, o visitante poderá experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça). Ou levar para a casa delícias como o Šakotis (considerado o rei dos doces e bastante popular na Lituânia, com suave sabor de baunilha), Krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães e biscoitos artesanais.

Krupnikas, tradicional licor artesanal feito de mel – Foto: Divulgação

Além de uma bebida muito popular na Lituânia e que tem o mesmo nível de consumo dos refrigerantes. O Gira – Kvass, conhecido como Gira (pronuncia-se guirá) é uma bebida de tradição de aldeia, muito comum nos países bálticos e eslavos do Norte e Leste da Europa, cuja base pode ser o pão típico de centeio e adjuntos como malte e cereais.

Trabalhos artísticos do artesão Paulo Vysniauskas com temas ligados à cultura lituana – Foto: Divulgação

Exposição

Para quem aprecia arquitetura, a mostra “Kaunas 1919-1939: capital inspirada pelo movimento moderno” reúne fotografias da arquitetura de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, do início do século 20, quando ocupou um lugar importante no mapa da Europa para tornar-se um centro europeu e uma cidade de arquitetura modernista do período entre guerras. Kaunas foi eleita a Capital Europeia da Cultura 2022 por uma iniciativa da União Europeia.

Ovos decorados e peças pintadas à mão, retratando paisagens lituanas da artesã Janete Zizas – Foto: Divulgação

O festival terá ainda uma palestra sobre o turismo da Lituânia com o Cônsul-Honorário da Lituânia em Guarujá, Carlos Levenstein; um encontro com Laimonas Briedis, autor do livro “Vilna, cidade dos outros”; um encontro sobre a história do país com o professor Marcos Lipas, apresentações de dança com o grupo de Folclore e Cultura Lituana Rambynas e de música com o grupo Alpacas, que também participa do Kleztival. A programação completa pode ser conferida no site da Casa Museu Ema Klabin.

Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43, Jardim Europa, SP.

Mais de Lifestyle