Top

Blush houses: tendência de decoração que é influenciada pela maquiagem

Foto: Istock

A maquiagem é um patrimônio da humanidade e tem uma história longa; nasceu por volta de 3.000 a.C, no Egito Antigo, com a pintura dos olhos, que tinha o objetivo de refletir a alma do usuário, além de proteger os olhos das areias e poeiras do deserto. Já foi sinônimo de riqueza, entre os séculos 17 e 18 na Europa, quando apenas aristocratas e pessoas ricas podiam usar. Famosa em rituais de embelezamento, ela também era símbolo de identidade e comunicação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A maquiagem utilizada pelos povos antigos poderia identificar a origem da pessoa e revelar de que região ela fazia parte. Entre os indígenas, é usada desde sempre como uma forma de expressar os sentimentos. O rosto sempre foi a casa da maquiagem, mas agora ela se expandiu e foi além, pois está presente também na decoração das casas.

O papel de dar um toque de cor ao rosto para transmitir uma aparência mais saudável e feliz é exercido com muito sucesso pelo blush na maquiagem. Na decoração, a intenção de incluir de forma pontual cores mais quentes e vivas, como os tons de rosa e laranja, em alguns cômodos, sem pesar muito, ganhou o nome de blush house, uma tendência que chegou para sair da monotonia. Em tradução livre para o português, significa casas coradas, que nada mais é do que criar uma área de cor em meio a um cenário mais sóbrio.

Um toque de cor

Depois de todo o ritual de skincare, quando a pele está limpinha, hidratada, com a base que corrige as imperfeições, parece que fica faltando alguma coisa para dar uma luz ao visual. É aí que entra o blush, um efeito localizado que dá um up, sem perder a harmonia. Na decoração, o conceito é o mesmo. O equilíbrio de elementos neutros ganha vida com um toque de cor localizada, que destaca a décor, sem roubar a cena.

Foto: Istock

Xô, monotonia

Quando está tudo muito neutro na decoração, o blush house chega para dar uma vida, sem ficar enjoativo ou poluído. O estilo traz um toque feminino, com a sensação de tranquilidade e doçura dos tons rosados. Em um banheiro pálido, com azulejos brancos, um adesivo de parede ou até uma toalha podem cumprir o papel de blush e levantar o astral do cômodo.

Móveis em madeira pintada de branco ou marrom claro harmonizam muito bem com acabamentos em candy colors, que são aquelas cores claras de docinho. Além de utensílios de metal pintados com cores foscas, na pegada candy colors, que não chamam muita atenção e deixam que os pontos de blush façam seu trabalho.

Para transformar sua decoração em blush house, dá para ir testando aos poucos, com elementos pontuais, como jarros, toalhas, quadros, tapetes, mantas e almofadas. O que é fundamental é ter um ambiente com acabamentos predominantemente brancos, com móveis claros, paredes e porcelanato brancos, como um rosto bem tratado só esperando o arremate final. Por isso, o estilo fica muito harmonioso em cômodos mais básicos como banheiros e quartos.

Mais de Lifestyle